Desculpe-me voltar ao assunto, mas diversos leitores entraram em contato
pedindo que eu desse um exemplo de como agregar valor na empresa. Em poucas
linhas neste artigo procurarei dirimir suas dúvidas sobre o assunto.
Como profissional você ouve o tempo todo: “Você precisa agregar valor a
seu trabalho!”, “Tem que ser mais competitivos agregando valor para o
cliente!”, entre outras frases similares. Por outro lado você foi contratado para alcançar resultados. Esses resultados devem contribuir para
o seu crescimento profissional e da empresa. Se
você não atender estes dois requisitos - direta ou indiretamente - como sua
empresa poderá justificar o que paga a você?
O conceito de agregação de valor é bastante simples, mas implementá-lo
na prática costuma ser mais complexo, mas também não chega a ser um “bicho de
sete cabeças”.
Na AVANTTS encontrei uma tabela simples e prática sobre como agregar
valor, que vale a pena reproduzir aqui. O que mais gostei é sua aplicabilidade
a quase qualquer tipo de atividade. Um empreendedor ou gestor pode usar a
lista para determinar se os esforços investidos estão agregando valor ao
negócio… da mesma forma, um profissional pode usá-la para perceber se suas atividades
são burocráticas ou se realmente trazem benefícios para a organização.
Vamos aos pontos. Para agregar valor você precisa:
Aumentar
|
Reduzir
|
Melhorar
|
Criar
|
Receitas
Lucros
Crescimento
Mercado
Participação
Retenção
Retorno sobre Investimento
Retorno sobre Ativo
Eficiência
Fluxo de Caixa
Visibilidade
|
Custo
Tempo
Esforço
Reclamações
Risco
Conflito
Papelada
|
Produtividade
Processos
Serviço
Informação
Moral
Imagem
Reputação
Habilidades
Qualidade
Lealdade
|
Estratégias
Sistemas
Processos
Negócios
Produtos
Serviços
Marcas
|
E aí, consegui encaixar suas atividades em um ou mais destas
categorias? Sempre avalie como pode reforçar ainda mais o valor que você
agrega, além de expandir suas atividades para outras categorias.
Até o nosso próximo encontro!
Autor: AVANTTS - http://www.dihitt.com/
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