Análise PEST parte da avaliação dos fatores
inerentes aos cenários, político, econômico, social/cultural e tecnológico nos
diversos níveis de ambiente sejam eles no nível, da indústria, cidade, estado e
país no qual o negócio está inserido.
A Análise PEST busca encontrar as tendências
para cada um desses pontos, além disso ela enxerga as oportunidades e as
ameaças que afetam o negócio a partir de cada fator.
É interessante combinar a análise PEST com
outras ferramentas e conceitos de análise estratégica como a SWOT e as Forças
de Porter. Dessa forma é possível tirar mais insights sobre o ambiente no qual
o negócio está inserido.
A partir de respostas das questões, como as
abaixo, os gestores inserem e avaliam os dados e informações coletadas através
de pesquisas.
Fatores Políticos
A
área política representa enorme influência sobre as regras empresariais, e o
poder de compra de clientes e outras empresas. Você sempre deve considerar
fatores como:
- Quanto estável é o ambiente político?
- Poderão regras governamentais influenciar leis que regulam os impostos pagos por seu negócio?
- Qual é o posicionamento do governo em relação à éticas de marketing?
- Qual é a política governamental sobre a economia?
- O governo tem alguma visão sobre a cultura e religião?
- O governo está envolvido em negociações tais como o EU, NAFTA, ASEAN, entre outros?
Fatores Econômicos
Comerciantes
precisam considerar o estado de uma economia de negócios no curto e longo
prazo. Isto é especialmente real no planejamento de marketing internacional.
Você deve considerar:
- Margem de juro.
- O nível de inflação, nível de emprego (per capita).
- Prospecto ao longo prazo da empresa, Produto Interno Bruto (PIB) per capita.
As
influências sociais e culturais de uma empresa variam de país para país. É de estrema
importância que estes fatores sejam considerados, incluindo:
- Qual é a região dominante?
- Qual é a aceitação à produtos ou serviços importados?
- Qual o idioma dominante para difusão de produtos no mercado?
- Quanto tempo os consumidores dispõem para lazer?
- Qual o papel do homem e da mulher nesta sociedade?
- Qual é a expectativa de vida da população? As gerações mais antigas são mais ricas?
- Qual é a expectativa de vida da população? As gerações mais antigas são mais ricas?
- Qual é a opinião da sociedade em relação a fatores ambientais?
Fatores Tecnológicos
Tecnologia
é vital para atingir uma vantagem sobre a competição, e é um fator principal da
globalização.
Considere
os pontos à seguir:
- A tecnologia facilita produtos e serviços serem fabricados por um preço mais baixo e melhor qualidade?
- A tecnologia oferece a consumidores e empresas produtos e serviços mais inovadores como o Internet Banking (acesso a contas bancárias online), nova geração de telefones celulares etc.?
- Como tem mudado a distribuição de produtos / serviços através de novas tecnologias, tais como: livros online, passagens aéreas, leilões etc.?
- A tecnologia oferece a companhias uma nova forma de comunicação a seus consumidores, por exemplo: banners, Customer Relationship Management (CRM) – (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente), etc.?
Nenhum comentário:
Postar um comentário