Ebooks Grátis

quarta-feira, 18 de abril de 2018

SUA EMPRESA PRECISA DA ISO PARA TER QUALIDADE?


Minha resposta seria sim e não.

Conheço inúmeras empresas que investiram mais de um ano para implantarem as normas ISO e conseguirem a certificação. Tudo isto para pendurarem o Documento emitido pelo organismo de certificação.

A ISO servirá, apenas, para mostrar para outras empresas certificadas que ela também tem ou atender a exigência de um cliente ou organização para qual fornece. Qualidade de fato passa longe, Só se preocupam com o assunto na época das revisões e visitas da certificadora.

Essas empresas sequer entendem ou querem entender que a ISO, desconhecendo que ela ajudaria a sua gestão e levariam inúmeras melhorias para todo o processo.

Em contra partida, também conheço outras empresa que não implantaram a ISO e nem desejam e têm uma qualidade de padrão mundial. Como isto é possível?

Elas planejam o que deverá ser feito. Identificam falhas e usam ferramentas de gestão para corrigir e evitar que os erros não tornem a ocorrer.

O líder da empresa sabe que a empresa para “decolar”, como diz McKinsey, “entenda a importância do trabalho coletivo. Toda a empresa deve trabalhar como fosse um só time, um grande time, para executar essas disciplinas como trabalho padrão de liderança.

Como exemplo o líder da organização pode adotar como ferramenta o Kaizen. Foi ele que ajudou o Japão a reconstruir o país, quase do zero, e transformá-lo em uma das maiores potências mundiais de hoje.


Aplicando o Kaizen, o líder poderá obter redução de custos e aumento na produtividade. O “segredo” ou “foco” está em promover pequenas mudanças na rotina diária do seu negócio. Ações que quando somadas vão trazer grandes resultados a médio e longo prazo. Para que a metodologia tenha resultados o objetivo principal é que nenhum dia passe sem que uma melhoria seja realizada, por menor que ela seja.

O foco principal do conceito está nas pessoas. São elas as grandes promotoras dessas pequenas mudanças e, para que isso efetive, elas precisam estar bem, trabalhando em um ambiente agradável. Confiantes do seu valor, os colaboradores irão, consequentemente, agir com mais responsabilidade.


Para que isso aconteça, o líder deve seguir aos mandamentos básicos do Kaizen:

  • Elimine o desperdício: sem nenhum radicalismo, mas, gradualmente, identifique o que pode ser cortado, todos os dias, em todos os setores;
  • Envolva toda a equipe: gestores e base devem trabalhar juntos, com o mesmo foco na melhoria contínua;
  • Busque soluções baratas: aumento da produtividade não precisa estar ligado a grandes investimentos;
  • Gestão transparente: as mudanças devem ser divulgadas para que todos fiquem sabendo dos problemas solucionados pela equipe;
  • Priorize o que é mais relevante: defina prioridades, no caso do comércio, por exemplo, a venda, na indústria, o chão de fábrica, pois é dali que sai o principal objeto de sustentação da empresa, o produto;
  • Foque nos processos: o principal objetivo do Kaizen é melhorar os processos da empresa;
  • Valorize as pessoas: envolva seus colaboradores nas mudanças, para que identifiquem e promovam as melhorias que irão impulsionar os seus negócios;
  • Aprenda na prática: o melhor método de ensino é aprender fazendo;
O Kaizen não tem nenhum segredo, é o jeitinho oriental de promover grandes melhorias, com pequenas ações.

Ai eu pergunto: Por que não ter ISO e Kaizen?


As práticas ISO 9001: 2015 e KAIZEN são construídas e baseadas no modelo PDCA. Ambos são baseados em práticas comerciais sólidas e comprovadas que foram desenvolvidas ao longo dos anos, mas infelizmente, raramente foram integradas.

Com o lançamento da norma ISO 9001:2015 revisada, sua organização agora tem a oportunidade de revisar seu sistema de gerenciamento de qualidade excessivamente documentado, sem valor agregado e desperdício e criar um sistema que suporte todas as práticas KAIZEN e agrega valor à sua organização!

Pense nisto e tenha uma ótima semana!

Fonte:
Prof.A.Marins – Sonhar é para Estrategistas – Editora Ciência Moderna – antomar.marins@gmail.com
Certus Software ­– www.certus.inf.br
Kaizen Institute Brasilhttps://br.kaizen.com/
McKinsey - McKinsey & Company – https://www.mckinsey.com

Nenhum comentário: