Minha
resposta seria sim e não.
Conheço
inúmeras empresas que investiram mais de um ano para implantarem as normas ISO
e conseguirem a certificação. Tudo isto para pendurarem o Documento emitido pelo
organismo de certificação.
A
ISO servirá, apenas, para mostrar para outras empresas certificadas que ela
também tem ou atender a exigência de um cliente ou organização para qual
fornece. Qualidade de fato passa longe, Só se preocupam com o assunto na época
das revisões e visitas da certificadora.
Essas
empresas sequer entendem ou querem entender que a ISO, desconhecendo que ela
ajudaria a sua gestão e levariam inúmeras melhorias para todo o processo.
Em
contra partida, também conheço outras empresa que não implantaram a ISO e nem
desejam e têm uma qualidade de padrão mundial. Como isto é possível?
Elas
planejam o que deverá ser feito. Identificam falhas e usam ferramentas de
gestão para corrigir e evitar que os erros não tornem a ocorrer.
O
líder da empresa sabe que a empresa para “decolar”, como diz McKinsey, “entenda a importância do trabalho coletivo.
Toda a empresa deve trabalhar como fosse um só time, um grande time, para
executar essas disciplinas como trabalho padrão de liderança.”
Como
exemplo o líder da organização pode adotar como ferramenta o Kaizen. Foi ele
que ajudou o Japão a reconstruir o país, quase do zero, e transformá-lo em uma
das maiores potências mundiais de hoje.
Aplicando
o Kaizen, o líder poderá obter redução de custos e aumento na produtividade. O
“segredo” ou “foco” está em promover pequenas mudanças na rotina diária do seu
negócio. Ações que quando somadas vão trazer grandes resultados a médio e longo
prazo. Para que a metodologia tenha resultados o objetivo principal é que
nenhum dia passe sem que uma melhoria seja realizada, por menor que ela seja.
O
foco principal do conceito está nas pessoas. São elas as grandes promotoras
dessas pequenas mudanças e, para que isso efetive, elas precisam estar bem,
trabalhando em um ambiente agradável. Confiantes do seu valor, os colaboradores
irão, consequentemente, agir com mais responsabilidade.
Para
que isso aconteça, o líder deve seguir aos mandamentos básicos do Kaizen:
- Elimine o
desperdício:
sem nenhum radicalismo, mas, gradualmente, identifique o que pode ser
cortado, todos os dias, em todos os setores;
- Envolva toda a
equipe:
gestores e base devem trabalhar juntos, com o mesmo foco na melhoria
contínua;
- Busque soluções
baratas: aumento
da produtividade não precisa estar ligado a grandes investimentos;
- Gestão
transparente: as
mudanças devem ser divulgadas para que todos fiquem sabendo dos problemas
solucionados pela equipe;
- Priorize o que é
mais relevante:
defina prioridades, no caso do comércio, por exemplo, a venda, na indústria,
o chão de fábrica, pois é dali que sai o principal objeto de sustentação
da empresa, o produto;
- Foque nos
processos: o
principal objetivo do Kaizen é melhorar os processos da empresa;
- Valorize as
pessoas: envolva
seus colaboradores nas mudanças, para que identifiquem e promovam as
melhorias que irão impulsionar os seus negócios;
- Aprenda na prática: o melhor método de ensino é aprender fazendo;
Ai eu pergunto: Por que não ter ISO e Kaizen?
As práticas ISO 9001: 2015 e
KAIZEN são construídas e baseadas no modelo PDCA. Ambos são baseados em
práticas comerciais sólidas e comprovadas que foram desenvolvidas ao longo dos
anos, mas infelizmente, raramente foram integradas.
Com o lançamento da
norma ISO 9001:2015 revisada, sua organização agora tem a oportunidade de
revisar seu sistema de gerenciamento de qualidade excessivamente documentado,
sem valor agregado e desperdício e criar um sistema que suporte todas as práticas
KAIZEN e agrega valor à sua organização!
Pense nisto e tenha uma
ótima semana!
Fonte:
Prof.A.Marins – Sonhar é para
Estrategistas – Editora Ciência Moderna – antomar.marins@gmail.com
Certus Software – www.certus.inf.br
Kaizen Institute
Brasil
– https://br.kaizen.com/
McKinsey - McKinsey & Company –
https://www.mckinsey.com
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