O
tempo passa muito rápido! Parece que foi ontem que falamos sobre o planejamento
deste ano e agora estamos aqui novamente falando em planos, mas para o próximo
ano.
Você
é capaz de se lembrar o que planejou no ano passado e o que conseguiu colocar
em prática nesse ano?
Se
você conseguiu implantar as ações do seu plano, parabéns!!! Tenho certeza que a
partir de agora será muito mais fácil para você colocar em prática as ações
planejadas.
Mas,
se você não conseguiu, não tem problema! Estamos aí para iniciar um novo ano e
uma nova oportunidade. Confira o que você pode fazer para planejar bem suas
ações para 2019:
Entendendo a sua
empresa.
Antes de qualquer coisa é preciso entender como
está sua empresa no cenário atual para, então, fazer o planejamento 2019.
Para mim uma das melhores ferramentas para isso é, com certeza, o
Canvas.
O Business Model Canvas, mais conhecido como Canvas, é uma
ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar
modelos de negócio novos ou existentes.
É um mapa visual pré-formatado contendo nove
blocos, são eles:
- Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes;
- Segmento de clientes: quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa;
- Os canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço;
- Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente;
- Atividade-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor;
- Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave;7. Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;
- Fontes de receita: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor.
- Estrutura de custos: São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.
Planejamento 2019
Agora que você já consegue compreender melhor o que se passa em
sua empresa, chegou a hora de começar a elaborar o seu plano estratégico.
A primeira coisa é sentar com as pessoas chaves da
empresa para entender como está cada área da empresa e também porque essas
pessoas costumam trazer ideias muito pertinentes, já que elas lidam diariamente
com problemas que podem virar boas oportunidades.
Discuta com sua equipe estas três questões:
Onde estamos?
Para onde queremos ir?
Como chegar lá?
Esteja
aberto a ouvir as ideias da sua equipe. Mesmo que elas possam parecer estranhas
ou inviáveis, peça ao colaborador para explicar o por quê da ideia e como
colocar em prática. Desta forma, a equipa toda poderá ter conhecimento e fazer
melhorias, caso seja necessário.
Defina um orçamento! Algumas empresas definem um valor fixo mensal, outras, um percentual
do faturamento do mês anterior para reinvestir com ações estratégicas de
marketing e publicidade, por exemplo. Mas você pode incluir também a
implantação de certificações, como a ISO, por exemplo, ou capacitação
profissional, ou ainda, uma consultoria para a área financeira e de vendas.
Enfim, há diversas ações que são importantes ter em uma empresa e, para isso, é
necessário um orçamento já pré-estabelecido.
Defina suas metas! “Quais são as metas da empresa para os
próximos meses em se tratando de gestão de pessoas, estratégica, financeira, de
marketing e vendas? Para seu planejamento ser assertivo todas as áreas da
empresa precisam ser contempladas, pois é a evolução do todo que proporcionará
os resultados desejados. Nestas metas também devem estar claros os prazos de
início das ações, bem como o tempo para sua realização e concretização”.
Não basta só definir
as metas, é preciso agir! Colocar em
prática, talvez seja a parte mais difícil para a maioria das pessoas e
empresas, afinal, nem sempre é fácil fazer com que uma equipe inteira trabalhe
mudanças que tragam benefício a curto, médio e longo prazo. Por isso, tente manter
um programa de recompensas para aqueles que consigam implantar as ações e
conseguem atingir as metas com o orçamento definido.
Estes passos certamente irão lhe
auxiliar a ter uma visão melhor da sua empresa e a preparar o seu plano
estratégico. Não pense que o plano deve incluir somente investimento em divulgação,
afinal, de nada adianta ser uma empresa conhecida e oferecer um produto ou
serviço ruim ou razoável. Trabalhe para oferecer sempre o melhor e, com isso,
obter sempre os melhores resultados, construindo uma empresa forte e saudável e
com uma relação de total respeito para com seus clientes.
Se necessitar de ajuda, entre em contato, sem
compromisso, com o Prof.A.Marins – antomar.marins@gmail.com
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
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