O maior capital de uma empresa é o conhecimento. E a capacidade de
usá-lo para desenvolver produtos, ideias e serviços é o melhor diferencial
competitivo.
Há uma grande quantidade de informação disponível nos mais diferentes
meios (jornais, revistas, rádio, televisão, bibliotecas, internet etc.). Essas
informações, quando úteis e aplicáveis, geram conhecimento dentro da empresa, o
que é fundamental para a inovação de produtos, serviços, processos, marketing e
organizacional.
Para melhorar a utilização desse conhecimento, os pequenos negócios
podem implementar a gestão do conhecimento. Ela nada mais é do que o conjunto
de atividades e práticas que permitem à empresa criar, registrar, compartilhar,
proteger e usar os conhecimentos mais importantes para gerar inovações e trazer
benefícios econômicos para ela mesma.
Entre as práticas
aplicáveis ao ambiente de uma MPE, pode-se citar:
Memória organizacional
Permite que a empresa capte, registre e dissemine, de maneira sistemática,
o conhecimento da organização, como: relatórios da experiência obtida em
projetos já desenvolvidos, relatórios de análise de resultados de vendas de
determinado período, relatórios de pesquisas de satisfação de clientes, lista
de produtos gerados a partir de caixa de sugestões etc.;
Lições aprendidas
Registro de relatos de aprendizado do processo de gestão da inovação de
maneira compartilhada com os colaboradores. Podem ser registrados, por exemplo,
erros e acertos durante a execução de um determinado projeto, principais
aspectos que se destacaram no relacionamento entre os participantes, maiores
dificuldades que ocorreram etc.;
Mural de avisos
Compartilhamento de informações e de ideias por meio de um quadro de avisos,
relacionadas aos temas de importância no processo de inovação. Podem ser murais
físicos bem visíveis ou virtuais (avisos na intranet da empresa). Podem ser
divulgados o aprendizado das ideias que viraram negócios, os prêmios em função
de apoio no processo de transferência de conhecimento etc.;
Portal de compartilhamento
Permite a publicação, em local específico e seguro na intranet da empresa,
de informações de relevância para o processo de aprendizagem e de melhoria em
um sistema baseado na internet. Pode ser criado um ambiente virtual de compartilhamento
baseado em palavras-chave, ou áreas de interesse, ao qual o funcionário pode
ter acesso com senha pessoal, colaborar com ideias e participar de grupos de
discussão.
Quando a empresa já possui um processo sistemático e contínuo de gestão
da inovação, as práticas de gestão do conhecimento podem contribuir em qualquer
uma das cinco etapas, mas especialmente na etapa de aprendizagem.
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
Fonte:
Sebrae Nacional - http://www.sebrae.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário