Conhecer
o cliente é fundamental para atender às suas necessidades
Os
clientes e o mercado são a razão da existência de qualquer organização. Devemos
buscar neles o direcionamento para alcançar o sucesso dentro da gestão empresarial
de excelência.
A
organização que mantém o foco no cliente busca conhecer suas necessidades
atuais e antecipar-se às expectativas futuras, bem como as tendências do
mercado. Quando essas necessidades estão claras, é possível desenvolver e
oferecer produtos diferenciados, que irão satisfazer os clientes dos mercados
atuais ou mesmo atingir novos segmentos.
O foco no
mercado mantém a empresa atenta às mudanças que ocorrem à sua volta, principalmente
quanto aos concorrentes, às novas ofertas, demandas e necessidades.
É
fundamental para a organização disponibilizar canais de relacionamento e gerenciamento
das sugestões ou reclamações, para medir o grau de satisfação e fidelidade dos
clientes.
A construção
desse relacionamento desenvolve novas oportunidades. A divulgação dos produtos,
marcas e ações de melhorias fortalecem a imagem positiva e faz a empresa
tornar-se conhecida pelos clientes e mercados.
A
qualidade deve estar intrínseca ao produto e o cliente é o "árbitro
final", que julga a partir de suas percepções. Assim, a organização deve
estar atenta às características e atributos dos produtos, além de oferecerem
diferenciais com relação à concorrência; devem adicionar valor aos clientes, intensificar
sua satisfação, determinar suas preferências e os tornar fiéis à marca, ao
produto e à organização.
Clientes
fiéis: garantia de sobrevivência para as empresas
Manter os
clientes é a recompensa pelo atendimento eficaz de suas necessidades mais específicas.
Sua permanência junto a empresa aumenta a rentabilidade do negócio, pois o
custo de retê-los é, em geral, menor que o custo da conquista ou da reposição
de novos clientes.
Traga a
voz do cliente para dentro do seu negócio. Seja defensor dos seus interesses.
Mantenha sua empresa totalmente voltada para o cliente.
Estabeleça
seu alvo, seu "nicho de mercado" para planejar suas ações, métodos e
estratégias, e organizar melhor sua empresa, para um direcionamento mais seguro
e eficaz.
Pense
nisto e tenha uma ótima semana!
Fonte: Boletim
Contábil – http://www.boletimcontabil.com.br
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