As reuniões corporativas são muito importantes para alinhamentos de estratégias dos líderes com a sua equipe e o melhor acompanhamento dos processos. Através dessa prática, é possível perceber o que está sendo feito errado e o que não está certo nas decisões. Porém, é muito comum esse ser um momento jogado fora por falta de saber como conduzir de maneira eficaz.
Um grande erro é deixar com que sua equipe sinta que o que é discutido em reunião não é colocado em prática e nem gera nenhum tipo de resultado. Isso é bastante prejudicial, pois, além de ser um desperdício de recursos, desmotiva o seu time diariamente. Esteja atento ao que você não deve fazer no momento de montar e gerenciar sua equipe.
As regras de governança corporativa devem ser claras e implicar cada um para o cumprimento de suas respectivas funções. Para isso, é importante que todos estejam preparados e saibam o que esperar desse encontro. Existem algumas formas de fazer desse momento algo bom, por isso separamos, a seguir, 5 dicas para conseguir realizar reuniões produtivas:
Saiba como ser um bom líder
O condutor de uma reunião é o grande responsável pelo rumo
que ela toma e também pelo seu sucesso ou não. Algumas técnicas rápidas podem
ser levadas em consideração para diminuir o gelo entre você e o seu time.
Tenha apenas um objetivo alinhado com sua equipe
No momento do agendamento da reunião, o líder deve
distribuir uma proposta de pauta, que
acabará por contribuir na organização de todo processo. Todo encontro
deve ter um objetivo único e suscitar
ações concretas, que serão acordadas por todos no final. Nenhum
encontro deve parecer em vão.
Se o ponto da reunião for criar novas soluções
ou produtos, ela deve ser conduzida, preferencialmente, por meio de um brainstorm, em que o líder será o
responsável por retirar ideias proveitosas que possam ser aplicadas a partir de
então.
Todas reuniões produtivas devem ter previamente hora para
acabar
Reuniões longas se tornam improdutivas e geralmente
refletem a incapacidade de otimização do tempo dos dirigentes. Esse é um
diferencial dos encontros, pois podem ditar o investimento errado dos recursos
que a empresa possui.
O ideal é que ela dure 1 hora e não mais do que isso. Se a equipe for bem direcionada, é
possível fazer, inclusive, em 30 minutos, basta que não se perca o foco com
assuntos paralelos. Basicamente, tem-se uma introdução, a discussão do assunto
daquela reunião por todos e por fim, as conclusões.
Uma dica prática para reuniões
produtivas é pedir a todos que, porventura, queiram relatar um problema, se
preparem antes respondendo a si mesmos as seguintes questões: Qual é o tipo de
problema? Por que ele acontece? Quais as soluções possíveis? Qual solução
você daria para ele?
Faça reuniões de máximo 6 pessoas
Muitos dirigentes chegam a pensar que quanto mais cabeças
pensantes, maiores as possibilidades de atingir soluções, mas é exatamente o
contrário. Isso pode colocar em cheque a produtividade do seu
encontro, além de inibir comentários e opiniões que realmente importam.
Evite colocar suas opiniões na discussão, só faça depois
que todos tenham dado seus posicionamentos. O intuito maior do líder é mediar e
ponderar, visando sempre o melhor direcionamento da reunião. Caso
contrário, isso pode inibir os participantes de darem uma solução e inclusive,
influenciá-los em seus pensamentos.
Defina o papel de cada um dos participantes
A governança corporativa só faz sentido se houver os responsáveis
em manter a viabilidade de determinado negócio. Portanto,
é essencial que se crie um papel para cada um dos participantes. Isso contribui
para que o colaborador se sinta parte daquela estratégia e entenda realmente o
que esperam que ele execute para isso.
De modo geral, o líder deve determinar, então:
·
As ações a serem tomadas e o tempo
para realização;
·
Os responsáveis pela execução destas;
·
Os resultados esperados.
Uma boa dica é marcar os encontros na segunda ou na
terça-feira à tarde, pois no início da semana o colaborador teve tempo de se
preparar para a reunião e poderá planejar o que deve realizar para atingir
os objetivos alinhados.
Faça um resumo das decisões tomadas e dos próximos passos
Para que se afaste dos funcionários a sensação de
desperdício de tempo e energia desprendidos para as reuniões, o líder deve,
antes de passar para os próximos passos, apresentar regularmente os resultados obtidos
com os encontros anteriores, parabenizando e incentivando todos os que fizeram
um bom trabalho.
Um bom recurso é utilizar um sistema online em comum que possa centralizar
todas essas informações e que também seja facilmente
acessado pela equipe, quando necessário. Pode ser o OneNote, o
Evernote, um documento no Google Drive e até mesmo um grupo no Slack ou
Whatsapp!
Após essas 5 dicas, certamente você deve ter entendido
melhor como realizar reuniões produtivas e evitar o desperdício de recursos!
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
Autor: Ivan de Souza
– Editor-chefe internacional
da Rock Content e consultor de marketing digital
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