As velhas estruturas das que foram usadas durante várias décadas pelas organizações não mais se aplicam aos tempos modernos. Num dos artigos publicados por S. Covey ele comenta: Muitos hábitos tradicionais - como o de checar, checar novamente e passar adiante para tomada de decisão - são antiquados. Embutidos em uma organização global, esses hábitos podem se tornar enfraquecidos, enquanto inovações e velocidade de reação são sufocadas e as pessoas trabalham mais por processo do que por resultados.
Com tantas mudanças no local de trabalho e na economia global, deparamo-nos com a demanda de novas soluções, que exigem novas lideranças. Claramente, fazer negócios em um ambiente de corredeira demanda que cada indivíduo tenha uma liderança pessoal. Cada pessoa deve saber e entender qual é seu papel, o que precisa ser feito e o porquê. Cada um deve responder a estas questões: “O que estamos tentando fazer?”, “Quais são os princípios que estão operando aqui?”, “Como devemos agir?”. Aos quais acrescento: “Quais os problemas da empresa?”.
Nessa linha de raciocínio, o autor apresenta baseado em sua experiência internacional com pesquisa organizacional e consultoria de empresas, no livro “Principle Based Leadership”, os problemas que ele classifica como sendo crônicos para todos os tipos de organização, quais sejam:
1. Visão e Valores Não Compartilhados;
2. Direcionamento Estratégico Deficiente;
3. Alinhamento Organizacional Deficiente;
4. Estilo Gerencial Inadequado;
5. Habilidades Gerenciais Deficientes;
6. Baixa Confiabilidade;
7. Falta de Integridade.
Desejando demonstrar essa falta de busca de solução dos problemas nas organizações pelas equipes, lembrei-me da forma jocosa que nós consultores chamamos os problemas encontrados nas organizações: jabutis.
Mas por que jabutis? É que nas empresas eles ficam em cima das árvores, mas como jabuti não sobe em árvore surge, então, as perguntas:
1. Como ele chegou lá;
2. Não se acredita que ele esteja lá;
3. Sabe-se que ele não subiu sozinho;
4. Sabe-se que ele não deveria nem poderia estar lá;
5. Não se entende porque o colocaram lá.
Assim são os problemas que as pessoas das organizações convivem com eles, mas ninguém procura solucioná-las até que fiquem crônicos e complicados para serem resolvidos sozinhos. Aí se contrata um consultor para ajudar a solucionar o problema, ou melhor, ajudar o jabuti a descer de cima da árvore, e providenciar para que ele nunca mais suba lá, pois, definitivamente lá não é o seu lugar.
Parafraseando Covey: Uma equipe deve possuir o desafio dentro de si; cada pessoa deve ser seu líder. Essas habilidades de sobrevivência devem ser baseadas em confiança mútua e em visão, propósitos, e objetivos comuns, inclusive identificar e solucionar problemas... antes que subam em árvores.
E você, já conhece os jabutis da sua empresa?
Fonte:
Stephen Covey - Cofundador e vice-presidente da Franklin Covey Company. Autor do best seller “Sete hábitos das pessoas muito eficazes”.
Antomar Marins e Silva – Sonhar é para Estrategistas – Rio de Janeiro, RJ, Ciência Moderna.
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