Um retrospecto das pesquisas da ISMA realizadas em nosso
país nos últimos cinco anos mostra os efeitos da pressão corporativa sobre o
comportamento e a saúde dos
brasileiros das mais diversas carreiras profissionais.
Apresento
aqui alguns números alarmantes:
·
82% dos profissionais pesquisados
apresentavam traços de ansiedade em diversos graus.
·
78% sentem-se angustiados em relação ao
trabalho
·
52% momentos de agressividade em casa
oriundo do stress na empresas
·
32% têm problemas gastrointestinais
Esses dados apenas ilustram o que sentimos, isto é, está
cada vez mais difícil lidar com as pressões no trabalho. Não quero parecer
pessimista, nem bancar o cavaleiro do apocalipse corporativo, mas, para ser bem
franco, não acredito que a situação vá melhorar. Você acredita? Acho que também
não. Tudo indica que, pelo menos nos próximos anos, a velocidade das mudanças
continuará acelerada, a competitividade prosseguirá se intensificando e as
empresas continuarão perseguindo resultados cada
vez mais ambiciosos, afinal precisam sobreviver.
Agora
vamos ao que é mais importante: Como suportar estas crescentes pressões no
trabalho? Como enfrentar problemas e crises sem ficar tão desgastado? Como
lidar com as incertezas e instabilidades do mundo atual sem se deixar dominar
pela preocupação?
Infelizmente
não há uma única resposta para estas questões, na verdade são várias. Mas se
você me colocasse na parede e exigisse uma resposta direta e certeira ela seria
a célebre frase de Dale Carnigie: “As pressões e dificuldades na vida se
dissipam a luz do conhecimento”.
Uma
das formas de reduzir os problemas e adversidades no ambiente de trabalho é
conjugar o verbo aprender, isto mesmo, a letra “A” no começo de algumas
palavras têm o sentido de negação, no caso da palavra “aprender” o resultado
seria mais ou menos assim: NÃO se PRENDER a conceitos e atitudes antigas, que
talvez não funcionem mais nos dias turbulentos de hoje e se PRENDER a novas
formas de fazer as mesmas coisas e quem sabe o resultado venha de forma
diferente.
A coisa funciona mais ou menos assim: Caso você tenha um
problema com o tempo, isto é, 24 horas não são mais suficientes para você, leia
o livro “Os 12 mandamentos da administração do tempo”, eu garanto que se você
colocar em prática pelo
menos três dos mandamentos do livro você ganha 20% a mais de produtividade.
Talvez o seu problema não seja com o tempo e sim a sua
relação com o seu chefe complicado ou com os seus colegas de trabalho, neste caso faça um treinamento
de gestão de conflitos, para conquistar competências de como agir assertivamente
com estas pessoas.
Se
você trabalha na área de vendas e o seu resultado não está bom, talvez seja
hora de ler sobre como persuadir e influenciar pessoas, pois existem técnicas
que podem auxiliar muito este processo.
Quer
outro exemplo? Talvez você seja um líder e não está conseguindo fazer a sua
equipe produzir com eficácia, leia livros de como liderar melhor, faça um treinamento,
converse com líderes que conseguem resultados, veja o que eles fazem e o que
você não faz.
Pressões
por resultados melhores, dificuldades nos relacionamentos e instabilidade na
empresa são coisas comuns hoje em dia e como falamos tendem a ficar mais
intensas com esta explosão de crescimento que o nosso país está passando. A diferença
entre suportar e superar tudo isto está na forma de lidar com estas questões e
talvez esteja na hora de você aprender e desenvolver formas diferentes para resolver
velhos problemas.
Autor: Ricardo Piovan é consultor
organizacional, palestrante e diretor do Portal Fox – http://www.ricardopiovan.com.br
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