Alguns leitores me questionam se há empresas especificas para a implantação
do Kaizen? Acredito que não, pois a metodologia Kaizen utiliza as questões estratégicas
baseadas no tempo. Nesta estratégia, os pontos-chave para a manufatura ou processos
produtivos incluem a qualidade (como melhorá-la), os custos (como reduzi-los e
controlá-los), e a entrega pontual (como garanti-la). O fracasso de um destes
três pontos significa perda de competitividade.
Contudo, pode ser acrescentado que a filosofia da ferramenta está baseada
na eliminação de desperdícios com base no bom senso, no uso de soluções baratas
que se apoiem na motivação e criatividade dos colaboradores para melhorar a prática
de seus processos de trabalho, com foco na busca pela melhoria contínua. Os caracteres
japoneses que significam a palavra Kaizen, de origem japonesa, significam Fazer
Bem (KA = mudar; aprimorar + ZEN = bem; contínua). No ocidente eles normalmente
são traduzidos como “aprimoramento contínuo”.
A ferramenta ficou mundialmente conhecida pela sua aplicação dentro do
Sistema Toyota de Produção e foi criada no Japão pelo engenheiro Taichi Ohno, com
a finalidade de reduzir os desperdícios gerados nos processos produtivos, buscando
a melhoria contínua da qualidade dos produtos e o aumento da produtividade.
Assim, ela pode contribuir para uma organização de diferentes formas,
tendo como objetivos principais o aumento de produtividade, a redução de
lead-time1, redução do estoque em processo, criação de um fluxo uniforme de
produção, redução do tempo de setup, melhorias ergonômicas e segurança,
melhoria da qualidade, padronização de operações, dentre outros. A etapa de
formação do grupo multifuncional caracteriza o início da aplicação da
metodologia. A gerência define uma área na qual serão realizados os trabalhos
de Kaizen.
Em seguida são definidos o líder e o co-líder da equipe, em geral
colaboradores que tenham conhecimentos técnicos da área, e apresentem
características de tendência para a mudança, facilidade para motivar os
participantes, facilidade de comunicação e habilidade para resolver conflitos.
Os objetivos traçados para o grupo devem visar aumento de produtividade,
redução de área ocupada, melhorias ergonômicos, redução do estoque em processo,
melhoria na qualidade do produto ou processo, redução no tempo de setup, dentre
outros. Outro ponto fundamental para que o Kaizen alcance o sucesso é a
utilização do trabalho em equipe. O trabalho em equipe é primordial para o
aperfeiçoamento qualitativo por diversas razões.
A complexidade dos trabalhos aumenta a cada momento, se tornando
necessárias as equipes interfuncionais, já que trabalhos complexos exigem muita
criatividade. Além do mais, o trabalho em equipe evita a divisão, propiciando
uma aprendizagem de maior efeito sobre a organização. Também é importante
destacar que, quando as pessoas aprendem juntas, se motivam a continuar no
desenvolvimento do trabalho. As equipes devem ser constituídas por
participantes de visão ampla e que tenham experiência suficiente para
desenvolver soluções apropriadas ao problema proposto.
Nota: Artigo adaptado da http://qualidadeonline.files.wordpress.com
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