A primeira vez que ouvi o termo “subliminar” foi em 1960, na
ex TV Tupi. Quem levou a novidade aos “telespectadores” foi Jacy Campos, no
programa “Câmera Um”, programa feito apenas com uma câmera e "ao
vivo", contava histórias de terror e suspense - eram peças de teatro do
tipo grande guigno. Para a época, era um programa com direção avançada e
ousada, pois se baseava nos filmes de Hitchcock. A inovação apresentada pelo
grande cineasta consistia em dirigir o filme inteiro num único plano e, para
eliminar os cortes, paredes e móveis do cenário se moviam. Jacy Campos, diretor
do "Câmera Um", colheu glórias pela sua audácia para a época.
Também em 1960, no mesmo programa que soube da novidade chegada
à “televisão brasileira: o vídeo-tape”... Mas vamos mudar de assunto, pois o
nosso objetivo neste artigo é falar sobre a “mensagem subliminar”.

Vicary desenvolveu uma técnica chamada de "projeção
subliminar", onde imagens intencionais impossíveis de se perceber de forma
consciente eram projetadas em frações de segundo em uma seção de cinema. As
frases escolhidas foram "Drink Coke" (beba coca-cola) e "Eat Popcorn"
(coma pipoca). Resultado: Nas noites em que foi feita a experiência, as vendas
de pipoca aumentaram em 57,7%, e as de Coca-Cola em 18,1%.
Todo o mundo da publicidade se concentrou no resultado da
experiência de Vicary. Contudo, Vicary afirmou em uma reportagem que havia sido
forçado a divulgar aqueles resultados, ou seja, ele desmentiu os efeitos das
mensagens subliminares. Depois do balde de água fria jogado pelo próprio
fundador do conceito, vários cientistas continuaram tentando refazer a experiência
de Vicary e comprovar os efeitos das mensagens subliminares, contudo nenhum
obteve sucesso. Mesmo assim, o efeito psicológico causado pela repercussão da
experiência foi suficiente para manter a fama das mensagens subliminares até os
dias de hoje.
Mensagem subliminar é aquela que trabalha com o
subconsciente das pessoas. A mensagem captada é assimilada sem nenhuma barreira
consciente, assim, o indivíduo age não como se estivesse hipnotizado, pois ele
não perde a consciência, mas sim, com tendências subjetivas para tomar certa
atitude.
É importante ressaltar que a mensagem subliminar trabalha
unicamente com o subconsciente, portanto, qualquer impressão consciente que uma
imagem provoca no indivíduo não pode ser considerada como mensagem subliminar.
Em muitos casos, as pessoas tentam encontrar significados em mensagens que não
possuem nada de mais. Esse mecanismo é chamado de auto-ilusão, onde uma pessoa
costuma usar de seu conhecimento, vivências e suas opiniões pessoais para imprimir
suas idéias naquilo que ela está analisando – a mensagem, mudando completamente
seu sentido real.
No Brasil, não existe nenhuma lei que proíba de forma
direta qualquer tipo de propaganda subliminar, no entanto, a legislação
acredita que a propaganda subliminar fere o que diz o artigo 20 do Código de
Ética dos Publicitários, onde diz que todas as mensagens devem ser ostensivas e
assumidas (explícitas). Assim, no contexto legal, a mensagem subliminar é vista
como um elemento antiético e inconstitucional, visto que o espectador não pode
usar seu direito de escolha por não estar consciente de sua existência.
Imagem: TV
Tupi - http://redetupitv.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário