Durante o evento Special Management Program HSM Family Business, John Ward, uma das maiores autoridades em gestão de empresas familiares,
compartilhou seus conceitos baseados em anos de estudo sobre os negócios
familiares.
"São os valores as maiores
vantagens competitivas das empresas familiares", esta é uma das principais
conclusões dos estudos de John, que há anos trabalha com as mais importantes famílias
empresárias.
Ward
deu início a sua palestra "Gestão da empresa familiar no século 21"
enfatizando o quanto os estudos sobre as empresas familiares aumentaram nos
últimos 20 anos. "Quando comecei a estudar este mercado, não havia sequer
livros ou artigos publicados sobre o tema. Quando questionava meus colegas
acadêmicos, ouvia deles que os negócios familiares duravam no máximo três
gerações indo de uma linha da riqueza para o declínio da pobreza. Foi então que
senti um forte instinto em descobrir qual era de fato a estratégia diferenciada
para o negócio familiar", afirma.
De acordo com as pesquisas,
somente 20% das empresas sobrevivem 20 anos no mercado e vão apenas até a
terceira geração. E porque isso acontece? De acordo John, existem seis fatores
determinantes que determinam os desafios e o desempenho da Empresa Familiar:
Nepotismo
É muito difícil pensar que a
pessoa mais capaz de liderar seja alguém de fora, e não o próprio filho.
Abrir mão
Normalmente a primeira geração não
consegue abrir mão do controle e a segunda não tem espaço para se expressar.
Abrir mão do controle significa para o fundador abrir mão de sua própria
identidade. Isto dificulta o processo de sucessão.
Rivalidade entre irmãos
Caso esta barreira seja vencida e
irmãos consigam trabalhar em equipe, a empresa terá a maior e melhor liderança
que qualquer organização não familiar.
Primos dispersos e alheios
A maior dificuldade aqui é reunir
pessoas que cresceram em lugares e culturas diferentes em uma mesma linguagem.
Liberdade econômica
A longo prazo o negócio familiar
fica muitas vezes sem liquidez e as pessoas não querem ficar ligadas a esta
situação.
Novas condições de negócio
Existe um grande desafio de
perpetuar a empresa familiar.
Durante o evento, os participantes
foram convidados a responderem uma série de questões no sistema de votação
eletrônica. Dos desafios acima citados, `Abrir mão do negócio foi apontado por
29,1% dos participantes como sendo a maior dificuldade. A Rivalidade entre
irmãos foi citada por 16,5% das pessoas, nepotismo por 12%, dispersão e
desinteresse dos primos 15,8%, estratégia de negócio 18,4% e atrair talento de
fora da família foi citada por 8,2%.
Das empresas presentes no evento,
36,1% tem a sua gestão na Primeira Geração, 37,4% na Segunda Geração, 15,6% na
terceira, 6,1% na quarta e 4,8% na quinta. Já em relação a atuação como gestor,
30,5% dos gestores são da geração seguinte que atuará na empresa, 28,4% são da
Geração sênior, o que mostra uma atividade ainda forte dos fundadores, 13,5%
são da geração seguinte que não atuará na empresa, 24,8% são executivos,
assessores ou diretores de fora da empresa e apenas 2,8% são da geração sênior
que não atua na empresa.
"Estamos a bastante tempo estudando porque
os líderes de sucesso não conseguem abrir mão do controle do negócio. A
primeira conclusão é que para o fundador, abrir mão da gestão é também abrir
mão da sua identidade. É muito diferente de abrir mão da vida do filho. O fundador
acredita que se ele abre mão do controle, logo, está abrindo mão do aspecto
financeiro, da segurança. John Rockfeller, fundador da primeira companhia
petrolífera norte americana, a Standard Oil, disse certa vez que a segurança
financeira é um zero a mais do que você tem. É uma percepção e nunca vamos nos
sentir realmente seguros."
Manter o controle sob isso é um impulso muito
compreensível, segundo John, pois os empresários acham que enquanto controlam
os negócios, também controlam a família. Porém, se você vê o negócio como uma
instituição é obvio que o seu mandato número um é planejar a sucessão. "Se
você acredita na integridade, você precisa ter um papel de perpetuar a organização",
afirma.
Fonte: Portal HSM – www.hsm.com.br
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