A obrigação de se fazer entender é de quem fala ou escreve, não de
quem ouve ou lê” (Ricardo Amorim). Essa frase, tirada de uma entrevista do Ricardo
Amorim (economista e integrante da bancada do programa Manhattan Connection, da
GloboNews), é realmente interessante.
Quando começamos a preparar uma apresentação, o
mais importante de tudo é que a audiência entenda o nosso conteúdo, correto?
Esse é o objetivo principal de fazermos aquele PPT
com nosso projeto, ideia, produto, metas, etc.
Mas como nos fazer
entender? Vamos à prática!
1) Quem é minha audiência?
Para que você se faça entender com mais clareza, é
preciso levar em conta uma das premissas básicas da comunicação: quem é minha
audiência? Saiba antes quem são, quantos são, o grau de envolvimento e de
conhecimento sobre seu conteúdo e, principalmente, o que eles não sabem.
2) Inverta os papéis
Um dos primeiros passos para criar uma
apresentação de destaque é se colocar no lugar de quem vai ouvir a sua
narrativa. Para garantir que todos captem a sua mensagem, você precisa ser
inteligível, interessante e fluído ao apresentar.
3) Seja claro
Use linguagem apropriada. Sempre inicie o roteiro
da sua apresentação pensando se a linguagem é pertinente para seu público. Use a postura, a linguagem corporal e os gestos para deixar sua
mensagem mais atraente.
4) Exemplifique
Pense em como os presentes podem aplicar sua ideia ou conceito no
dia a dia deles. Ou
seja, dê exemplos práticos também.
5) Evite o “tecniquês”
Evite abusar da linguagem técnica ou de termos
complicados. Na medida do possível, use linguagem coloquial e simples,
facilitando o entendimento. E, claro, capriche no visual dos slides.
6) Conte uma História
Engaje sua audiência contanto uma bela história, com começo, meio
e fim e na qual ela se identifique. Afinal de contas, quase ninguém se lembra de datas
(QUANDO aconteceu), mas quase todo mundo se lembra DO QUE aconteceu.
7) Questione
Faça pausas e questione os presentes a cada
tópico. Deixe sempre um tempo ao final para sanar dúvidas e responder
perguntas.
8 ) Treine
Treine, treine, treine. Esse tópico é
autoexplicativo.
Aqui na SOAP, quando vamos entender o briefing do
cliente, geralmente iniciamos exatamente detalhando qual tipo de audiência
assistirá àquela apresentação.
E o melhor jeito de fazer isso é se colocar, de
verdade, no lugar do cliente.
Autor:
Sergio Auerbach – Paulistano,
corintiano, formado em cinema e comunicação. Acredita que conteúdo é
comunicação. Ou será o contrário? – http://www.soap.com.br/blogsoap/author/sergioauerbach/
Um comentário:
Essa dicas também servem para os professores.
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