Não existe em
nosso idioma um termo que expresse com fidelidade o que seja benchmarking. Uma tradução aproximada adotada pelo Prêmio
Nacional da Qualidade seria referências
de excelência, mas ela tem o inconveniente de restringir-se aos números ou
indicadores utilizados pela técnica. Portanto, neste trabalho, optarei por usar
o termo em inglês.
Benchmarking pode ser
definido tecnicamente das seguintes formas:
- "Processo contínuo de medição de produtos, serviços, atividades e práticas de gestão próprias de uma empresa em relação aos seus concorrentes melhor colocados no mercado ou às empresas reconhecidas pela sua liderança."
- "Processo contínuo e sistemático de avaliação de produtos, serviços e processos de trabalho, de organizações que reconhecidamente praticam as melhores técnicas com a finalidade de melhoria organizacional." (Michael J. Spendolini - Benchmarking).
Didaticamente eu
prefiro a segunda, mas de ambas se pode tirar a primeira conclusão: a essência do benchmarking consiste na ideia de que nenhuma empresa é a melhor em
tudo, o que implica reconhecer que existe alguém dentro do mercado que faz algo
melhor do que ela.
Por conseguinte,
no benchmarking busca-se pontos de
referência com os quais se compara os rendimentos daqueles aspectos que se quer
medir. Para tanto, seu processo deve ser estruturado de forma a conter
informações precisas daquilo que se quer melhorar.
Spendolini, após
realizar pesquisa em 49 organizações que utilizavam o benchmarking, chegou a definição acima apresentada, que o autor
desmembrou em 9 itens e que sugere que o leitor acrescente novas palavras ou
frases, baseadas em sua própria experiência.
São estes itens:
1.
Processo
"A idéia de 'benchmarking'
como processo é um pressuposto.
Praticamente todas as definições enfatizam a idéia de que ele envolve
uma série de ações que definem questões, problemas ou oportunidades; mede
desempenho (tanto o próprio quanto o dos outros); tira conclusões baseadas numa
análise das informações coletadas; e
estimula a mudança organizacional e o aperfeiçoamento."
2.
Contínuo, de longo prazo
"Este grupo de palavras
sugere que o 'benchmarking' é algo que acontece durante um longo período de
tempo. Ele não é uma atividade única ou
de curto prazo. Para que suas informações
sejam significativas, ele deve ser sempre considerado num contexto que
reconheça a atividade organizacional ao longo do tempo. As organizações que incorporaram com sucesso
o 'benchmarking' têm reconhecido que o comportamento e o desempenho organizacionais
não são estáticos – eles mudam com o tempo.
Simplesmente fazer o 'benchmarking' do presente, uma única vez, nega
essa premissa de dinamismo. O mesmo vale
para compreender as atividades de um parceiro de 'benchmarking'. Um 'flash' de outra organização não reflete
com precisão a natureza dinâmica de suas estratégias ou de seus resultados de
negócios."
3.
Sistemático, estruturado, formal, analítico, organizado
"Há um método para fazer
'benchmarking'. Na maioria das
organizações, este fato é demonstrado pela existência de algum tipo de modelo
de processo de benchmarking, ou fluxograma, que encoraja um conjunto
recomendado de ações em alguma ordem em particular. Esses modelos representam uma seqüência
consistente e prevista que pode ser repetida por qualquer membro ou
organização, sugerindo que o 'benchmarking' não é um exercício de coleta de
informações com pouca estruturação. As
vantagens de se ter determinado nível de formalidade e estrutura tornam-se
aparentes quando uma organização estende o uso do 'benchmarking' para um número
maior de funcionários. Os funcionários
não têm de inventar ou adaptar o 'benchmarking' às suas necessidades
particulares ou à linguagem departamental.
Há consistência entre funções organizacionais e localidades, assim como
um conjunto comum de expectativas no que diz respeito a resultados realistas de
'benchmarking'.”
4.
Avaliar, compreender, medir, comparar, apreciar
"O 'benchmarking' é um
processo de investigação – um processo para questionar. Observe que todas as palavras deste grupo
denotam ação, e não passividade. O 'benchmarking' não dá respostas. É através do processo de medição, avaliação,
comparação e outros que se produzem informações que agregarão valor à qualidade
da tomada de decisão. O 'benchmarking'
deve ser posicionado realisticamente como um processo de investigação que
produz informações, as quais ajudam as pessoas a tomarem decisões. De maneira simples, 'benchmarking' é uma
ferramenta que ajuda as pessoas a aprenderem sobre si próprias e sobre os
outros”.
5.
Práticas de negócios, produtos, serviços, processos de trabalho,
operações, funções
O 'benchmarking' não se
limita a nenhuma faceta das atividades de uma organização. A maioria das definições do 'benchmarking'
enfatiza o fato de que ele é útil na compreensão dos processos de trabalho,
assim como dos serviços ou produtos finais de tais processos. À primeira vista, para algumas pessoas, o
'benchmarking' lembra as definições tradicionais da análise competitiva, onde a
ênfase está nas comparações entre produtos ou serviços acabados. A idéia de considerar práticas de negócios ou
processos que se concentrem no como,
e não no que, é uma transição difícil para muita
gente. Uma perspectiva ampla com relação
aos assuntos potenciais do
'benchmarking' foi recomendada por uma de suas defensoras na IBM. Ela disse:
Se algo pode ser medido, é
possível fazer seu benchmarking – ponto."
6.
Empresas, organizações, instituições
"O foco do 'benchmarking' não
se limita a produtos e serviços ou práticas competitivas. À medida que a definição do 'benchmarking' se
expande para incluir processos genéricos de negócios, fica evidente que ele
pode ser aplicado a qualquer organização que produza resultados semelhantes ou
que esteja engajada em práticas comerciais similares."
7.
Reconhecidas, identificadas
"O processo de 'benchmarking'
envolve uma investigação inicial para descobrir os nomes das empresas que são
reconhecidas como sendo excelentes na área examinada. Essa investigação inicial, em geral, envolve
contatos com especialistas da área sujeita ao 'benchmarking': especialistas da indústria, associações
comerciais ou profissionais e consultores.
A investigação inclui também material impresso, como publicações
profissionais, imprensa especializada em negócios e a imprensa comum. Assim sendo, a lista que pode ser gerada com
base simplesmente na experiência pessoal, nos conhecimentos ou na memória. O principal conceito envolve uma fase
preliminar de investigação, para expandir a lista dos parceiros potenciais para
fazer o 'benchmarking'."
8.
De classe mundial, melhores da classe, representantes das melhores
práticas
"As organizações escolhidas
para investigação e análise representam, tanto quanto possível, o estado da arte na área sujeita ao'
benchmarking'. Quase sempre, a
identificação dessas organizações é feita depois de considerar uma grande
seleção de organizações renomadas."
9.
Comparação organizacional, melhoria organizacional
"O propósito do
'benchmarking', em geral, inclui algumas referências a comparações e
mudanças. Depois de terminada uma
atividade de 'benchmarking', ocorre uma 'chamada para ação', que pode envolver
uma variedade de atividades, desde recomendações até a implementação real de
mudanças, com base – pelo menos em parte – nas descobertas do 'benchmarking'. Neste
caso, o resultado final é uma diretriz
para se fazer algo.”
Benefícios do benchmarking
O principal benefício do benchmarking é, sem dúvida, a orientação da empresa para o mercado.
O segundo, é a oportunidade ímpar de, através da análise de outras
organizações, identificar possibilidades de melhoria de suas práticas
comerciais, processos, custos, prazos, distribuição, manufatura, marketing etc.
que, sem dúvida, aumentará a sua competitividade.
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
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