Especialistas em
comportamento humano afirmam que os bons exemplos devem vir de cima para baixo.
Ou seja, devem vir do pai para o filho, do professor para o aluno ou do chefe
que dá o exemplo ao seu subordinado. É obvio que também aprendemos com nossos
filhos, alunos ou subordinados, mas essa não é a regra geral. Esses estudiosos
afirmam que a Liderança é fornecida pelo exemplo.
Se um Gerente
afirmar que o Cliente está em primeiro lugar na sua organização, ele não pode
deixar de atendê-lo bem ou dar-lhe a devida atenção às suas reivindicações. Se
na sua organização a Qualidade Total é divulgada como uma prática usada em
todos os departamentos, ele não pode deixar de trocar um produto defeituoso e
muito menos afirmar que o produto não tem defeitos.
Entre em um hotel
onde você seja friamente tratado na recepção e o carregador de bagagens o olhe
com desdém, pois nesse caso pode-se prever que o Gerente trate os hóspedes
dessa forma. Ou seja, isso se repete lá na ponta do atendimento.
Vá a um restaurante
onde o garçom o olhe com um olhar superior e, nesse caso, você poderá constatar
que o próprio dono do estabelecimento age dessa maneira com seus clientes. Leve
seu carro numa oficina e se os funcionários o tratarem rispidamente, você
poderá perceber facilmente que o dono do estabelecimento é assim: – ele não
sabe tratar seus clientes. Ou seja, os exemplos e a Liderança vêm de cima.
Por que alguns
filhos são mal educados? É porque muito provavelmente o pai grita com a mãe
dentro de casa, não há paz ou serenidade na família. Os membros dessa família
não se respeitam. Existe um ditado latino que diz: “As palavras movem e os
exemplos arrastam”. É pelo exemplo que se consegue que as coisas sejam feitas.
Observe como os
monges budistas ou Jesus Cristo ensinaram muito mais pelos exemplos do que
pelas suas próprias palavras. O exemplo da caridade, o exemplo da paciência, da
fé e da esperança. De repente alguns Gerentes têm até a intenção de mandar
fazer as coisas, mas cadê os bons exemplos?
Na verdade, pode-se
constatar facilmente que se conhece o dono de uma empresa através do comportamento
dos seus funcionários, pois o exemplo que ele fornece é o exemplo que será
seguido. Observe o exemplo dado pelos mestres em olaria aos seus aprendizes,
quando eles seguram nas mãos de seus alunos na hora de fazer um vaso. Suas mãos
ajudam as mãos do aprendiz a moldar tais objetos.
Como se ensina a um
novo vendedor? Saindo com ele para visitar clientes e dando-lhe o exemplo. Não
é vender para ele e nem mostrar que você é melhor do que ele, mas é mostrando-lhe
as técnicas e as novas oportunidades de negócios. Ou seja, é demonstrando como
fazer, treinando-o e liderando-o pelo exemplo. Os gestores devem entender que
eles são os maestros de uma orquestra, os que fornecem o tom das sinfonias e o
líder.
Reparem que ao
visitar uma empresa e encontrarmos os banheiros dos clientes limpos, um café
para clientes recém preparado e com xícaras de qualidade isso significa que ali
se respeita os clientes. Dessa forma, você poderá observar que nessa
organização existem coerência e liderança através desses procedimentos.
Mas, o que se
observa na maioria das empresas é que existe certa incoerência entre o que é
dito e o que é feito. Observe que alguns educandários religiosos tratam mal
seus alunos, onde todos são tratados com rispidez e coação. Será que os líderes
dessas instituições não sabem dar o exemplo?
Muitas organizações
têm até excelentes discursos e ideias, mas que não ocorrem porque seus líderes
não fornecem os exemplos. O exemplo de se trajar e o tom de voz empregado na comunicação
com os colaboradores, certamente são coisas que fazem a diferença entre uma organização
vencedora e uma derrotada. Não são as frases feitas, mas sim o que os líderes fazem.
Ou seja, os seus exemplos.
Pense nisto e tenha uma ótima semana.
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