Toda venda começa na abordagem ao cliente. Deixar o consumidor à vontade
e ficar por perto deve ser a orientação dos lojistas às equipes. Os clientes
não querem se sentir pressionados, mas gostam de saber que os vendedores estão
disponíveis e capacitados para ajudá-los.
É preciso mostrar o interesse da loja em atender ao consumidor. Mesmo
que a mercadoria tenha acabado é possível efetuar a venda com a oferta de
produtos similares ou dando a opção de entrega em domicílio quando o estoque
for renovado. "Suas técnicas de abordagem são eficazes?".
O despreparo de muitos vendedores é o motivo principal das falhas no
atendimento. "Acontece que o proprietário, muitas vezes, não tem
treinamento. E, por isso, não sabe cobrar seus funcionários."
Suas técnicas de abordagem são eficazes?
1.
O cliente entra na loja, qual sua ação?
a. Não cumprimenta e pergunta: "deseja algum produto?"
b. Cumprimenta e pergunta: "posso ajudá-lo?".
c. Cumprimenta e fica observando por algum tempo antes de abordá-lo.
d. Cumprimenta, deseja boas vindas e oferece alguma oferta.
2. O cliente para e observa a
vitrine, qual sua ação?
a. Não aborda o cliente enquanto ele não entra na loja.
b. Aborda o cliente e pergunta: "posso ajudá-lo?"
c. Oferece outros produtos, que não estão expostos.
d. Aborda cliente com assuntos gerais, para criar um clima comercial.
3.
O cliente entra na loja e observa algum produto exposto, qual sua ação?
a. Começa destacando as características daquele produto sem deixar o
cliente falar.
b. Pergunta se gostou do modelo e indaga: "posso tirar a nota?"
c. Oferece outros modelos daquele produto e aqueles que estão em oferta.
d. Faz muitas perguntas para saber realmente o que o cliente necessita.
4.
O cliente entra na loja e pergunta sobre um produto que não tem no estoque.
a. Você vai logo dizendo: "não temos mais este produto".
b. Diz: "passe outro dia que estamos para receber novo estoque".
c. Pede ao cliente que aguarde enquanto vai verificar e volta oferecendo um
produto similar.
d. Comunica: "estamos em falta, mas posso entregar em sua casa no dia
tal".
5.
O cliente observa produto e pergunta se há outro tamanho ou cor.
a. Você vai logo dizendo: "só temos os itens que estão expostos".
b. Informa que são as últimas peças e que estão em promoção.
c. Pergunta qual o tamanho e a cor e auxilia o cliente para que ele veja o
estoque disponível.
d. Pergunta quais as cores e tamanhos e leva produtos similares para o
cliente ver.
6.
O cliente entra na loja para trocar um produto, qual sua ação?
a. Vai logo dizendo: "não trocamos aos sábados, volte outro dia".
b. Informa ao cliente: "este produto estava em promoção, não
trocamos".
c. Procura saber quais os motivos e tenta convencê-lo a não trocar.
d. Deixa o cliente dizer tudo sobre a troca e o atende com outro produto,
tentando venda adicional.
7.
O cliente telefona para loja e pergunta sobre algum produto, qual sua
ação?
a. Vai logo dizendo: "não atendemos pelo telefone, somente na
loja".
b. Orienta para procurar a loja da rede mais próxima da casa dele.
c. Pergunta sobre qual produto deseja e tenta fazer a venda.
d. Atende como se ele estivesse na loja e manda entregar em casa.
Resultados
Some um ponto
para cada resposta A, dois pontos para cada B, três para cada C e quatro para
D.
De 25 a 28
pontos. Você é um ótimo vendedor e sabe lidar com as mais
diferentes situações.
De 21 a 24
pontos. Bom vendedor, mas precisa de mais cursos para não
perder as qualidades que já possui.
De 15 a 20
pontos. Precisa melhorar bastante. Preste atenção em quem
já tem mais experiência e faça cursos de reciclagem.
De sete a 14
pontos. Você precisa rever seus conceitos sobre abordagem.
Pense nisto e tenha
uma ótima semana de bons negócios!
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