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terça-feira, 23 de janeiro de 2018

POKA-YOKE – EVITANDO FALHAS HUMANAS

Prof.A.Marins
Em 28 de janeiro de 1986, o Challenger Ferry sofreu um acidente fatal. Apenas 75 segundos de estar no ar, o foguete explodiu, acabando a vida de sua equipe. A comissão nomeada para investigar este evento concluiu que a causa do acidente foi a falha de um selo de borracha, que sofreu maior desgaste a baixas temperaturas.

Um "detalhe" que custou a vida de sete pessoas e que agora sabemos que poderia ter sido antecipado e evitado.

Assim como este, nas empresas há milhares de detalhes e no ambiente competitivo atual, cada erro mínimo conta. Nesta luta contínua para evitar defeitos, as empresas devem ter uma preocupação especial pela qualidade dos produtos e serviços que oferecem. O objetivo é satisfazer o cliente, gerar lucros e proteger seus funcionários. No entanto, não é apenas uma questão de impedir que os produtos defeituosos atinjam o cliente, o desafio é evitar que esses produtos sejam gerados.


Uma maneira de garantir que isso aconteça é realizar inspeções. Mas, infelizmente, estes não certificam completamente a qualidade dos produtos, a menos que 100% da produção seja revisada, o que geralmente tem um alto custo. Além disso, a inspeção não melhora o desempenho dos processos. Por esta razão, é preferível focar o controle do processo para a detecção de falhas que apresentam certa regularidade estatística, a fim de identificar onde, quando, como e o que está causando os problemas que têm o maior impacto na qualidade e produtividade.

Dr. Shigeo Shingo
O engenheiro japonês Shigeo Shingo, que ajudou a desenvolver o famoso Toyota Production System, criou e sistematizou o conceito de Controle de Qualidade Zero (ZQC: Zero Quality Control) nos anos 60. Shingo propôs que certos mecanismos e procedimentos de controle de qualidade, utilizados pelos mesmos operadores durante o processo e de baixo custo, poderiam contribuir para alcançar altos níveis de qualidade.

O objetivo deste sistema é eliminar os defeitos que ocorrem devido a erros no processo. A ideia central do ZQC ou "qualidade na fonte" é tornar cada pessoa responsável pela qualidade de seu trabalho. Desta forma, as instalações "faça isso correto da primeira vez" e "se não estiver correto, corrija-o" são incorporadasCom isso, espera-se que cada colaborador entregue produtos e serviços que atendam às especificações, além de detectar e corrigir erros. A ideia é descobrir erros que possam gerar defeitos e agir antes que isso aconteça.


POKA-YOKE é um termo japonês que significa: POKA: erro não intencional YOKE: evite. Ou seja, a expressão significa "EVITAR ERROS".

POKA YOKE é um sistema de prevenção de erros. O objetivo é projetar dispositivos e métodos de trabalho para comprovar erros. Alguns sistemas são projetados para evitar erros ao usar um produto, protegendo assim o usuário de cometer um erro (por exemplo, o plugue do cabo USB). Outros procuram evitar erros durante o processo de fabricação, relacionados à fadiga das pessoas ou à pressão ou urgência da produção.

Em um sistema à prova de erros, existem três regras básicas:
  1. Não aceite um defeito
  2. Não faça um defeito
  3. Não passe um defeito
A incorporação dos mecanismos POKA-YOKE faz parte do método JIDOKA , onde mecanismos de controle estão disponíveis para ajudar o operador a realizar autocontrole de qualidade na mesma linha de produção e onde o mesmo operador tem a responsabilidade de parar o processo de produção se detecta uma incidência.


Existem vários tipos de erros, os mais comuns são:

  • Esquecimento: devido à falta de concentração.
  • Engano: gerado por instruções mal interpretadas.
  • Erro de identificação: uma situação é identificada ou diagnosticada incorretamente, porque foi feito com muita rapidez, por exemplo.
  • Falta de experiência: novos trabalhadores são mais propensos a cometer erros.
  • Questionamentos: às vezes são cometidos erros quando se decide que é possível ignorar regras ou procedimentos estabelecidos.
  • Desconsideração: são erros que não percebemos, às vezes por distração.
  • Morosidade: quando as decisões não são feitas com rapidez suficiente, como parar uma máquina quando ela está operando mal.
  • Falta de regras / Instruções: erros são cometidos quando não há regras estabelecidas ou padrões adequados.
  • Surpresas: equipamentos ou máquinas funcionam de forma diferente do esperado.
  • Intencional: erros deliberados (sabotagem).
Para implementar a metodologia POKA YOKE durante o processo, recomenda-se que siga as seguintes etapas:

  1. Obtenha um diagrama de fluxo do processo e reveja cada passo, tentando descobrir onde e quando um erro humano pode ocorrer;
  2. Para cada erro potencial, identifique as possíveis causas. Um diagrama de Ishikawa poderia ser útil nesta etapa;
  3. Para cada erro possível, pense em como você poderia tornar sua ocorrência impossível. Considere: elimine o passo / estágio que causa o erro;
  4. Substitua o passo por um que seja "seguro";
  5. Projete uma ação corretiva muito mais fácil e menos onerosa do que um erro;
  6. Se você não pode evitar que o erro aconteça, tente descobrir maneiras de detectá-lo, o mais rápido possível e minimizar seus efeitos.
É importante que os dispositivos POKA YOKE sejam simples, de baixo custo e não exigem atenção constante do operador. Se o seu objetivo é evitar erros no uso, é conveniente incorporá-los no produto, como as luzes dos carros que alertam para a falta de gasolina ou óleo. Se eles se destinam a controlar um processo, eles devem estar localizados onde o problema ocorre.


Exemplos de dispositivos deste tipo são modelos, contadores, sensores ópticos, sinos, entre outros.

Segundo os especialistas, o POKA YOKE não é recomendado para todas as realidades produtivas, mas funciona muito bem nos seguintes casos:

  • Operações manuais para as quais o monitoramento constante pelo operador é necessário.
  • Operações em que ajustes são necessários.
  • Operações para as quais o treinamento ou treinamento teria um alto custo.
  • Trabalhos onde há uma alta taxa de mudança e, portanto, dos trabalhadores.
  • Esta abordagem atinge: tornar as pessoas diretamente responsáveis ​​pela qualidade; eliminar a rivalidade que muitas vezes existe entre inspetores de qualidade e pessoal e motiva os colaboradores, uma vez que lhes dá controle sobre seu trabalho.
A implementação de sistemas a prova de falhas ajuda a alcançar:

  • Vantagens competitivas: uma vez que a prevenção tem um custo menor do que a correção.
  • Pessoal com habilidades maiores e melhores: quando um operador entende o que significa evitar erros, ele pode detectá-los com mais facilidade e encontrar maneiras de evitá-los.
  • Redução das variações: ao eliminar uma parte significativa dos erros, ele também elimina os defeitos que causam. 
Pense nisto e tenha uma ótima semana!


Fonte: Cristian Perez Rodriguez – Gestão da Qualidade/Melhoria Contínua – http://www.rediie.com/

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