Qualidade e produtividade são fatores-chave para a competitividade e
sempre foram preocupações dos setores produtivos, em especial nos países com economia
aberta.
Focar esforços para a melhoria da produtividade e da qualidade de uma
organização geralmente resulta em uma maior satisfação interna e externa, pois
as duas vias ganham em relação a preços e confiabilidade de um modo geral.
Usando técnicas do sistema de gestão da qualidade, aliadas as
tecnologias de BPM para mapeamento de processos, testes e análise de
custo-benefício, você pode conseguir uma melhoria regular em todos os seus
processos e fluxos de trabalho, atingindo assim, melhores resultados de
produtividade com a diminuição de defeitos, menores atrasos e custos reduzidos.
6 passos para melhorar a qualidade e a
produtividade nas organizações
Passo
1: Analise seus processos
Concentre-se não sobre as pessoas que executam o trabalho, mas nas
tarefas que elas realizam. Padronize as políticas e procedimentos de sua
empresa para maximizar a eficiência. Treine todo o pessoal de forma adequada
para que possam produzir produtos de alta qualidade e ter orgulho de seu
trabalho.
Passo
2: Alinhe seus processos de negócios com outras empresas do setor
Pesquise as formas de trabalho e a organização das empresas concorrentes
para mixar e melhorar o seu. Toda informação é importante, pois pode resultar
em economia de tempo e dinheiro, além de boas ideias para melhoria.
Passo
3: Desenvolva medidas de desempenho
Benchmark seus processos atuais para identificar problemas, prever
resultados futuros e medir os ganhos de produtividade por meio de
indicadores-chave de desempenho para a sua indústria. Por exemplo, meça a
qualidade e a produtividade de seu centro de suporte ao cliente, medindo o
tempo médio para a resolução de problemas e a taxa de satisfação do cliente nos
casos de apoio.
Passo
4: Construa testes de qualidade em seus processos
Faça testes durante o processo e não apenas no final, quando fica mais
caro para consertar. Se possível, implemente testes automatizados que possam
ser executados sem a intervenção humana e que resultem em processos de
aprovação ou reprovação fáceis de interpretar, modificar e corrigir.
Passo 5: Use estratégias de negócios para melhorar
sua qualidade e produtividade
Determine a causa raiz dos problemas e esteja pronto para realizar
intervenções de design para melhorar ou otimizar os processos. Controle a
produção para que os defeitos sejam corrigidos logo no início antes que afetem
seu produto final.
Passo 6: Preste atenção aos feedbacks
Meça a qualidade e ganhos de produtividade relacionados ao aumento
de satisfação do cliente. Recolha feedbacks de funcionários, clientes,
fornecedores e parceiros de negócios para saber a opinião deles a respeito de
seus produtos ou serviços. Use o feedback
dos clientes para melhorar os produtos atuais e influenciar a concepção de novos.
Pense
nisto e tenha uma ótima semana!
Fonte:
Venki - http://www.venki.com.br
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