O futuro vai
pertencer às empresas que consigam explorar o potencial da centralização das prioridades,
ações e recursos nos seus processos. As empresas do futuro deixarão de enxergar
processos apenas na área industrial e serão organizadas em torno de seus processos
não fabris essenciais e centrarão seus esforços em seus clientes. Os processos
industriais, especialmente os de manufatura, sempre tiveram seu desempenho
acompanhado de perto pelas legiões de engenheiros de produção e técnicos da
área industrial. Os processos típicos da área não fabril e das empresas que não
têm área fabril, no entanto, passaram despercebidos por décadas.
Parte do sucesso que as empresas japonesas tiveram com relação às suas
concorrentes americanas nas décadas de 80 e 90 decorreu do fato de terem as
empresas japonesas descoberto (ou pelo menos implementado) o gerenciamento de
processos muito antes das empresas ocidentais entenderem a que o assunto se
referia. O papel de destaque dado ao gerenciamento de processos na cultura corporativa
japonesa garantiu que, em diversas ocasiões, muitas empresas daquele país
tenham desenvolvido processos rápidos e eficientes em áreas chave como desenvolvimento
de produtos, logística, vendas e comercialização.
A utilização do
conceito de processos nos fornece um conveniente nível de análise, menos detalhado
que o do estudo do trabalho, mas muito mais descritivo que o modelo da caixa preta. Além disto, nos
permite ter uma visão melhor do comportamento gerencial, mais integrada e
abrangente. É indispensável também para permitir a análise adequada dos
processos administrativos e gerenciais, tão importantes para o funcionamento
dos processos essenciais da organização.
A definição dos
processos básicos é essencial para algumas estratégias de aperfeiçoamento do
funcionamento das empresas, já que grupos de recursos serão alocados a eles,
tanto para execução como para gestão. Os times horizontais, por exemplo, são
criados a partir de unidades que naturalmente se aproximam para completar uma
parte do trabalho a ser feito ou um processo dentro da empresa.
Identificar o
processo como a maneira típica de realizar o trabalho é importante para definir
a forma básica de organização das pessoas e demais recursos da empresa. O
processo é um conceito fundamental no projeto dos meios pelos quais uma empresa
pretende produzir e entregar seus produtos e serviços aos seus clientes. Além
disto, muitos dos processos nas empresas são repetitivos e envolvem, no seu
conjunto, a maioria das pessoas da organização.
Os processos são a
fonte das competências específicas da empresa que fazem a diferença em termos de concorrência, além da
influência que podem ter a estratégia, os produtos, a estrutura e a indústria.
Os processos não criam apenas as eficiências de hoje, mas também garantem o
futuro por meio de habilidades que se aplicam aos novos produtos. A rápida
inovação dos processos pode resultar em capacitações organizacionais melhoradas
que permitem, por exemplo, que os novos produtos sejam desenvolvidos mais
rapidamente. É conhecido o caso das empresas industriais japonesas, que
investiram 70 % dos seus fundos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em inovação
de processos ao contrário das americanas, que investiram essa mesma proporção,
mas no desenvolvimento de produtos. Os resultados muito superiores da indústria
japonesa durante o período considerado, provavelmente, refletem as consequências
dessa decisão.
Nas empresas de
serviços, por exemplo, o conceito de processo é de fundamental importância, uma
vez que a sequência de atividades nem sempre é visível nem pelo cliente, nem
por quem realiza essas atividades. Para o pessoal de serviços, os processos são
sequências de atividades que são necessárias para realizar as transações e
prestar o serviço. A importância dos processos de trabalho aumenta à medida que
as empresas ficam com conteúdo cada vez mais intelectual ou nas empresas de
conteúdo puramente intelectual, afastando-se do modelo fabril. No caso dos
serviços, o tratamento dos processos é indispensável para o aperfeiçoamento
significativo da qualidade do que é oferecido e dos resultados obtidos, pois é
o que garante uma abordagem objetiva e prática dos serviços prestados.
Uma das mais
importantes aplicações da ideia de processos é a simulação do funcionamento de
novas formas operacionais de obtenção dos resultados da empresa, sejam eles
produtos, sejam conquistas de qualquer outro tipo. Em projetos de redesenho de
processos, por exemplo, uma das etapas de trabalho é o teste do protótipo do
processo que está sendo redesenhado. Outra aplicação importante ocorre na
implementação das mudanças previstas para a operacionalização de um novo
processo. O sucesso do novo desenho para o processo depende fundamentalmente da
sua operacionalização e o desenho do processo é o blueprint, o mapa essencial do caminho a ser percorrido.
Pense nisto e tenha
uma ótima semana!
Fonte:
FNQ - http://www.fnq.org.br/
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