Seja para administrar um
governo, uma empresa ou mesmo uma equipe, um líder exerce um poder enorme sobre
as pessoas, e suas decisões influenciam diretamente o andamento dos negócios.
Para ser um administrador de sucesso, é preciso criar uma estrutura forte,
dentro da qual os funcionários possam se desenvolver, crescer e alcançar
resultados.
E, para seguir no
caminho certo, por que não revisitar a história e aprender com as lições dos
grandes mestres? Responsável por transformar a China em um dos maiores e mais
poderosos países do mundo no século 7, o imperador Tang Taizong se tornou uma
referência de administração, liderança e recursos humanos na Ásia, sendo
estudado até hoje por governantes e empresários. Entre os segredos de sua longa
e próspera dinastia, estão as habilidades de avaliar pessoas, reconhecer talentos
e trabalhar em equipe.
Imperador Tang Taizong |
As conversas milenares
entre o imperador e seus ministros foram registradas e, pela primeira vez,
esses ensinamentos são disponibilizados para o público ocidental. Confira,
abaixo, alguns dos principais segredos da administração de Taizong:
1. Eficiência e eficácia. De
acordo com o imperador, eficiência é a capacidade de fazer as coisas da melhor
maneira, enquanto a eficácia significa fazer as coisas certas. Você pode aumentar
a eficiência tendo uma equipe com menos pessoas, porém mais talentosas, em vez
de ter muita gente medíocre. Já para ter eficácia, você deve encorajar as
pessoas a externarem suas opiniões, a fim de tomar decisões corretas;
2. Delegar tarefas. Você
deve delegar responsabilidades a subordinados capazes de lidar com elas. Isso
não apenas reduzirá sua carga de trabalho, como evitará erros custosos. Se um
governante ou líder tiver de lidar sozinho com todos os desafios, certamente
cometerá erros;
3. Honestidade. Você
deve desencorajar a obediência cega e comportamentos que preservem o prestígio
à custa da honestidade. O imperador destacava que um soberano precisa ser tolerante,
modesto e humilde, exercer sua autoridade com prudência, não tentar esconder os
próprios erros e saber ouvir quando necessário;
4. Reconhecer talentos. Você
deve se empenhas mais em encontrar as qualidades dos outros e elogiá-las do que
em encontrar suas falhas e criticá-las. Um líder deve saber identificar os
pontos fortes e fracos de cada funcionário e, acima de tudo, fazer o melhor uso
deles para que o potencial máximo seja alcançado.
5. Confiança mútua. Você
deve fazer com que as pessoas sintam que têm a sua confiança. Assim, elas
trabalharão melhor para você. Para Taizong, era muito importante prestar
atenção e conversar com os trabalhadores mais simples, já que o modo como
trabalham tem impacto direto sobre o futuro do governo, empresa ou organização.
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
Autor:
Chinghua Tang – Graduado na
London School of Economics e foi o primeiro chinês a conseguir um MBA em
Harvard. É autor do livro “O guia do líder”, lançado em 2017 pelo selo Planeta
Estratégia, da Editora Planeta.
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