Em um cenário de constantes mudanças em nível
mundial, considerando a alta competitividade dos mercados, os impactos da crise
econômica e os avanços tecnológicos, repensar o Modelo de Gestão Empresarial
torna-se essencial para o sucesso nos negócios.
Para identificar a melhor alternativa de Modelo
de Gestão, é preciso analisar as dimensões da organização, a partir de suas
estratégias (financeiras, mercadológicas, comportamentais, etc.), metas e
objetivos para o negócio, além de seus desdobramentos para toda a equipe.
O Modelo de Gestão compreende a estrutura
organizacional, as atividades de planejamento, as responsabilidades, as práticas,
os métodos, os critérios, os processos e os recursos para desenvolver,
implementar, atingir metas e objetivos, analisar criticamente seus resultados e
manter práticas corporativas de interesse.
O porte da organização, a natureza e a
complexidade dos seus processos, a cultura, e a integração de todos estes
fatores, interferem nos modelos e em sua evolução. De maneira geral, podemos
dizer que a finalidade do Modelo de Gestão é garantir o cumprimento
da missão e a busca da visão, ou seja,
atingir o objetivo principal da organização, tudo isso balizado pelos seus valores.
A falta de um modelo de gestão é extremamente
nociva à organização, e impede que os recursos sejam mais bem utilizados, o que
consequentemente afeta a produtividade, a competitividade e a até mesmo a
própria sobrevivência da empresa.
“Os Modelos de Gestão de empresas devem estar centrados nos
envolvidos com sua atividade, como os clientes, fornecedores e acionistas, além
da comunidade. Internamente, também devem ser considerados a valorização das pessoas
e o comprometimento da alta direção no estabelecimento de um modelo de gestão
baseado em processos e informações que garantam ações proativas e respostas
rápidas frente à dinâmica econômica global.” (Elcio Anibal de Lucca – SERASA).
Com isso, a seleção de um Modelo de Gestão,
não deve ser pautada em princípios conceituais, mas naqueles que trazem a
melhor aderência ao seu tipo de negócio, promovendo
a devida velocidade na tomada de decisão, garantindo a
sua competitividade dentro
dos níveis de serviço desejados pelo mercado e, principalmente, sem esquecer-se
da necessidade da rentabilização do seu negócio.
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
Fonte: Serpro - www.serpro.gov.br/
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