O conceito de War Room (Sala de Guerra) foi introduzido pelo então
primeiro ministro britânico Winston Churchill para conter os avanços militares
do nazismo, na Segunda Guerra. No ambiente corporativo, a sala pode ser determinante
para o planejamento de estratégias!
War Room, a princípio, pode
gerar um estranhamento aos profissionais das empresas. Afinal de contas, a
palavra significa, literalmente, Sala de Guerra.
Acontece que a sua
aplicação não está diretamente associada, hoje em dia, a um planejamento bélico,
mas em um ambiente onde os seus
profissionais traçam estratégias.
Isso agrega uma
série de benefícios, para as empresas, que adquirem um espaço preparado para a
construção de ideias e ações eficazes — tanto internas quanto externas.
E é por isso que,
ao longo deste post, vamos apresentar para você esses diferenciais. Assim, o principal
executivo da empresa e a sua equipe conseguem compor uma War Room capaz
de gerar resultados únicos para ela. Confira!
Qual é a origem do termo War Room?
Há um consenso de
que o conceito
de War Room data de meados da Segunda Guerra Mundial
(1939-1945), e cunhado pelo então primeiro ministro britânico Winston
Churchil.
À época, a sala
especialmente planejada para o debate e elaboração de estratégias para frear os
avanços do exército de Hitler, surtiram efeito. Mais de 100 reuniões foram conduzidas, definido
metas e objetivos a cada encontro realizado.
Como isso se aplica no mundo corporativo?
Uma sala pensada
para a reunião de profissionais capazes de planejar e discutir ideias — seja
para antecipar uma demanda ou remediar eventuais problemas — é um atrativo e tanto.
Primeiramente,
porque o local fortalece a motivação,
concentração e o estabelecimento
de metas de maneira objetiva.
Diferente, por exemplo, de se reunir em um local repleto de distrações. Isso gera,
inclusive, uma excelente
administração do tempo.
Sem falar na
possibilidade de facilitar a construção de estratégias imediatas. Um exemplo disso
se deu durante o Super Bowl (grande
evento esportivo dos EUA) de 2013, onde um apagão impediu a partida de futebol
americano de ser continuada.
Na ocasião, a Oreo – que tinha uma War Room no
local — logo desenvolveu um tweet em
que destacava, com bom humor, que mesmo no escuro as pessoas poderiam desfrutar
do produto da empresa. A ação rendeu resultados positivos e
gerou mais valor à
empresa.
Como preparar uma War Room dentro da empresa?
A sua empresa está
se adaptando aos adventos da transformação
digital que vivemos atualmente? Caso positivo, pode-se notar que houve
uma diminuição do uso de toda a
infraestrutura da organização.
Como resultado,
deve haver um espaço
livre para a organização de qualquer ambiente para compor
a sua War Room.
E, a seguir, vamos
explorar o que deve ser pensado para construí-la. Confira:
Reúna as pessoas
certas.
Pense,
primeiramente, no objetivo de sua War Room: reunir aqueles que, juntos, podem traçar novos planos e ações para
atingir a um objetivo específico.
Portanto, tenha
sempre em consideração quais pessoas são necessárias dentro da sala. Não
banalize a sua utilização, mas potencialize os resultados.
Para isso, comece
por reunir-se com a liderança que
pode contribuir com ideias e opiniões e, em seguida, compartilhá-las com as
suas respectivas equipes.
Em seguida,
considere que cada pessoa deve ter um papel e responsabilidade ali dentro. Faça com que
cada participante desempenhe uma função específica, para que o trabalho flua
objetivamente, e não de maneira dispersa e desorganizada.
Reúna elementos motivacionais na War Room
Um local pensado
para aumentar a concentração e a motivação dos presentes deve conter elementos que impulsionem esses
estímulos.
Alguns exemplos do
que pode contribuir com isso:
- Música (instrumental e baixo volume, que aumentem a concentração, e não dispersem os presentes);
- Outros instrumentos visuais (como pranchetas, vídeos, apresentações e monitores);Ferramentas que ajudem na organização de um cronograma e planos de ações. Na época da guerra, os militares usavam mapas. Para o seu negócio, pense no que pode facilitar a visualização do objetivo como um todo — gráficos, quadros, tabelas, etc. Pense nisso;
- Conforto é indispensável, em uma War Room. Deixe-a climatizada, com água e leve break coffe à disposição, já que a duração das reuniões pode se estender.
Como fazer bom uso de uma War Room?
Abaixo, vamos
destacar algumas etapas essenciais que principal executivo deve planejar para a
realização de encontros produtivos,
focados e pensados em resultados para a empresa:
Tenha objetivos
definidos.
Nenhuma boa ideia
vai surgir de concepções indefinidas. Por isso, antes mesmo de ter as pessoas
reunidas em sua War Room é essencial ter objetivos esclarecidos.
Comece pensando:
- Quais vão ser os pontos abordados (necessidades, objetivos e expectativas);Qual é o objetivo da estratégia em questão;
- Quem deve comparecer ao encontro;
- Quais são os desafios em alcançar e o resultado desejado;
- Quais ações podem ser desenvolvidas;
- Quais são os meios para mensurar e acompanhar o desenvolvimento da estratégia.
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