Como seus funcionários estão aceitando as tarefas impostas a eles por
você? Você está se desdobrando para atender à demanda de todas as atividades?
Se delegar tarefas é uma tarefa complicada para você, reserve um pouco
do seu tempo para aprender mais a respeito com o post de hoje.
Qual o problema com a delegação de tarefas?
Há diferentes
necessidades, atividades e momentos na vida de uma empresa, seja esta de larga
ou pequena escala. Estes momentos e aspectos dentro da organização possuem
diversas formas de liderança, e podem ser realizadas por diferentes pessoas.
O papel do líder
não é, de forma alguma, assumir todas as atividades do setor para si. Ele possui
uma equipe que está ao seu lado justamente para receber demandas e contribuir
para o crescimento sustentável do negócio.
No entanto, muitos
líderes acabam abraçando tudo sozinhos. A dificuldade na delegação de tarefas
pode se dar por diversos motivos, como:
·
Falta
de confiança na equipe;
·
Dificuldade
em administrar as tarefas e prazos;
·
Desejo
de perfeição nas entregas;
·
Vontade
de que tudo saia exatamente do jeito que o líder quer;
·
Dificuldade
de cobrar entregas.
Delegar tarefas não
é uma tarefa fácil, sabemos. No entanto, isso é vital para qualquer líder de
excelência. Se você tem essa dificuldade, confira o que fazer para aprender a
delegar melhor as tarefas!
O que preciso melhorar em mim mesmo para aprender a
delegar tarefas?
Se o fato de
delegar uma tarefa a alguém o incomoda, então o primeiro passo é o autoconhecimento.
Mesmo que seja
difícil fazer uma autocrítica, mais difícil ainda será ver resultados negativos
na produção, quedas no rendimento e na integração das equipes que constituem a
empresa e saber que isso poderia ter sido solucionado anteriormente.
Os problemas que
surgem da falta de confiança do líder em seus subordinados são vários e
acumulados só trarão prejuízos à empresa. Não tenha medo de planejar esse passo
tão importante no crescimento de seu empreendimento. Confie em si próprio e não
fique receoso de buscar ajuda se necessário.
Todos os indivíduos
trazem consigo um imenso potencial, e isso não se limita a fazer planilhas ou
enviar e-mails. Mesmo que seu negócio possua poucas pessoas, e estas ainda
sejam limitadas de alguma forma, elas podem ajudar sua empresa a crescer.
Basta conhecer seu
potencial e investir nele. Vista a camisa da sua empresa, pois transformar essa
potencialidade em força é sua tarefa.
Mas afinal, qual a melhor forma de delegar tarefas?
Depois de realizar
um exercício de autoconhecimento, confira como você poderá delegar melhor as
tarefas no seu dia a dia:
Comece classificando as tarefas
Quais as mais
importantes, quais as menos importantes e quais necessitam de especialização na
execução? Agora, dentro da equipe que você possui, a quem você confiaria as
tarefas? Conhecer as suas limitações e as do grupo lhe permitirão formular uma
proposta.
Se ainda há um
receio em confiar algo para alguém, analise o histórico profissional de seu funcionário.
Seu desempenho ao longo de sua trajetória profissional lhe dará um norte em
relação a que atividade ele deverá executar.
Além do que, não é
obrigatório este ficar permanentemente em tal função: você pode realizar um
rodízio de pessoas (job rotation) até
que haja um consentimento conjunto de quem realiza melhor cada uma delas.
Inicialmente
acontecerão erros que o farão querer retornar ao antigo modo de liderar. Mas
não o faça. A única forma de suavizar ou acabar totalmente com os erros serão a
experiência e o tempo.
Estimule o aprendizado
Não encare essa
etapa como desperdício de tempo, mas como investimento na expansão do seu
negócio. Os funcionários poderão ampliar muito mais seu network e expertise com
o aprendizado de uma nova língua, por exemplo. Clientes potenciais poderão
surgir de novas interações.
Mas atenção: o
líder também deve buscar aprendizado contínuo. Não fique estagnado, cresça com
a equipe!
Não perca o foco
A empolgação do
líder em ter mais tempo e dos funcionários em realizar tarefas que antes não
lhe eram confiadas pode trazer um excesso de confiança que poderá prejudicar o
resultado de algumas atividades. Antes de delegar tarefas importantes, pense em
aprimorar a execução das já existentes.
Realize um planejamento
Como
dito, erros poderão acontecer, e algumas metas e prazos poderão não ser
atingidos. Tendo um planejamento em mãos você saberá de quem ou de qual setor
cobrar pela atividade não exercida corretamente e como aperfeiçoá-la. O
importante é não desacreditar no potencial do desenvolvimento em equipe.
Para isso, envolva-se
nas execuções. Mesmo que você não esteja totalmente no controle da atividade em
questão, esteja apto a perceber e corrigir as falhas. Acompanhe os prazos, ao
menos no início, para garantir a entrega do trabalho sem atrasos.
Ouça seus funcionários
Lembra-se da
potencialidade que cada um tem dentro de si? Não é fantasia. Delegar tarefas é
um processo a ser desenvolvido e requer paciência da parte do líder, mas uma
das gratificações desse processo será perceber outras pessoas também estão
dispostas a dar seu melhor pelo crescimento da empresa.
Comece pelas
sugestões pequenas, como trocar o bebedouro de água do lugar. Caso seja possível
e não for prejudicar em nada o desenvolvimento do trabalho, acate à sugestão.
Estas pequenas demonstrações de interesse no que o outro tem a dizer lhe farão
mais preparado para ouvir futuras propostas de maior peso e mostrarão à equipe
que você está aberto às propostas.
Como adequar a divisão de tarefas quando houver
alterações na equipe ou trabalho?
A equipe está
formada e houve um crescimento significativo na produção. Novas contratações
serão um empecilho a esse crescimento? Depende do seu planejamento. Especificar
e traçar perfis que se aplicam melhor à sua empresa o farão perpetuar sua
trajetória de sucesso.
Caso a forma como
você conseguiu delegar tarefas tenha sido satisfatório, a própria equipe se
encarregará de moldar esse novo funcionário às peculiaridades da empresa.
Até que
ponto você pode crescer?
Depende do seu
investimento. Delegar tarefas requer recursos humanos, trabalho em cima da
inteligência emocional e principalmente tempo; com certeza a maior parte virá
do líder, mas também demandará dos funcionários. Não se trata de um processo
linear, em que você implantará cada passo e não precisará retornar e fazer um feedback
dos resultados, mas sim um processo multilinear.
Será necessário
retornar várias e várias vezes ao mesmo ponto a fim de harmonizá-lo com os
objetivos da empresa. Se possível converse com outros líderes que atuam em
setores parecidos com o seu, e se não houver, faça de si um pioneiro.
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Pense nisto e tenha
uma ótima semana!
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