Qual o segredo para uma gestão de
sucesso? Segundo a FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) a resposta está em um
conjunto de boas práticas que ajuda as empresas a melhorar seus resultados e a
sua produtividade.
De acordo com a FNQ (Fundação Nacional
da Qualidade), são 13 os fundamentos que funcionam como regras básicas que podem
ser traduzidas como um manual prático da gestão. Confira:
1. Pense de forma
sistêmica e não apenas no próprio umbigo – A organização precisa compreender as
relações de interdependência de seus diversos componentes, bem como da
organização e o ambiente externo. A forma com que essas relações são gerenciadas
afeta positiva ou negativamente a busca dos resultados de competitividade e sustentabilidade
da organização.
2. Compreenda seu papel dentro de uma
rede de relacionamentos – Toda organização faz parte de uma rede formal ou
informal de relacionamentos, em que ocorre a cooperação entre empresas ou
indivíduos com interesses comuns e competências complementares, como clientes,
parceiros, fornecedores, colaboradores, entre outros membros da sociedade. É
fundamental entender seu papel dentro dessas redes e gerir os relacionamentos
visando harmonizar todos os aspectos de incompatibilidade.
3. Promova o
aprendizado coletivo com o conhecimento compartilhado – Um bom gestor deve
estimular o avanço do conhecimento organizacional por meio da percepção,
reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.
A organização deve buscar o aprendizado participativo e o conhecimento compartilhado. A gestão do conhecimento valoriza e perpetua os ativos intangíveis geradores de diferenciais.
A organização deve buscar o aprendizado participativo e o conhecimento compartilhado. A gestão do conhecimento valoriza e perpetua os ativos intangíveis geradores de diferenciais.
4. A competitividade
depende da criatividade e da inovação – É importante que se promova um
ambiente favorável à geração, experimentação e implementação de novas ideias
que possam trazer um diferencial competitivo para a organização, com desenvolvimento
sustentável.
5. A adaptação ao novo
deve ser uma meta – É fundamental que a empresa se adapte às novas demandas tanto do ambiente
em que está inserida quanto das partes interessadas. Essa ação exige uma maior
agilidade por parte das organizações, visando aos processos simples, flexíveis
e rápidos, à assimilação de mudanças e à implementação de ajustes e contrapartidas.
6. O líder deve dar o
exemplo – O líder precisa atuar de forma aberta, democrática e ativa, incentivando
a cultura da excelência entre todas as partes interessadas, a promoção de
relações de qualidade e a proteção dos interesses da organização. Inspirador e
motivador, ele deve disseminar, entre os colaboradores, os valores da organização,
além de ser responsável pela preparação de novos líderes.
7. Equilibre planos a
curto e longo prazos – É fundamental que se identifiquem os fatores que
afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo, assegurando a
realização de estratégias apropriadas, que tragam resultados no presente sem
comprometer o sucesso no longo prazo.
8. Conhecimento sobre
clientes e mercados – É necessário que a
organização entenda as necessidades, as expectativas e os comportamentos de
seus clientes e do mercado como um todo, visando à criação de valor de forma
sustentável e, consequentemente, com foco na competitividade.
9. Seja socialmente
responsável dentro e fora da organização –A empresa precisa primar pela relação
ética e transparente com todos os públicos com os quais se relaciona, bem como
responder pelos impactos sociais e ambientais de suas decisões e atividades e
inserir-se no desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da preservação
de recursos ambientais e culturais para gerações futuras, do respeito à diversidade
e da promoção da redução das desigualdades sociais como parte da estratégia da
organização.
10. Incentive, respeite
e valorize colaboradores – A empresa precisa criar condições para que as
pessoas se realizem profissional e pessoalmente, maximizando seu desempenho por
meio do comprometimento, do desenvolvimento de competências e de espaços para
empreender. Também é importante valorizar a cultura organizacional para que
essa seja guiada por valores, costumes e comportamentos que fortaleçam a excelência
da gestão.
11. Tome decisões com
base em indicadores – As decisões geradas em uma organização são baseadas
nas informações recebidas. É importante que elas sejam consistentes, aumentando,
assim, a possibilidade de tomada de decisões mais eficazes. O uso correto de
indicadores, medições e análise de dados auxilia o processo.
12. Saiba quais
processos geram valor na organização – A organização, por meio dos seus
gestores, deve conhecer e segmentar o conjunto de processos que agregam valor
para os clientes e as partes interessadas. É importante configurar processos em
unidades facilmente gerenciáveis e estabelecer seus padrões para atender aos
requisitos de desempenho.
13. Estabeleça metas
entre seus públicos e meça os resultados – Para alcançar resultados positivos,
uma organização precisa gerar valor para suas partes interessadas. Sendo assim,
é fundamental estabelecer compromissos e metas de acordo com a satisfação das
partes interessadas. Para entender se o caminho está correto, as organizações
devem monitorar seus resultados, comparando-se com a concorrência ou empresas
que são referência do setor.
Pense nisto e tenha uma ótima semana
Fonte:
Época
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