Você tem dificuldade em fazer sua empresa
crescer e gerar lucros? Já pensou que o problema pode estar na qualidade no
atendimento ao cliente? Então, saiba que uma gestão de pessoas eficiente pode
ajudar a melhorar os resultados do seu negócio.
O papel da gestão de pessoas é orientar e
treinar os funcionários para que eles consigam atender as expectativas dos
clientes. Afinal de contas, o atendimento é o cartão de visitas da empresa
e uma assistência de qualidade pode destacar o seu empreendimento da concorrência.
Leia neste artigo, como melhorar a qualidade
no atendimento ao cliente com uma boa gestão de pessoas. Aproveite a leitura!
Contrate pessoas que gostem de lidar com
pessoas
Esse é o primeiro passo para o gestor montar
uma equipe de atendimento eficiente. Os funcionários precisam ter aptidão e
prazer em lidar com pessoas. Em razão disso, o ideal é que você defina o perfil
comportamental desejado alinhado as competências da empresa antes
mesmo de iniciar o processo de seleção.
Durante a entrevista, observe a desenvoltura
do candidato e avalie se ele é adequado para trabalhar na sua empresa. O profissional deve
ser comunicativo, educado, paciente, proativo, falar corretamente e ter poder
de persuasão.
Os profissionais da área comercial atuam na
linha de frente da empresa. Geralmente, o primeiro contato do cliente é intermediado
por eles. Por isso, os funcionários responsáveis por esta atividade precisam
ter habilidades fundamentais para oferecer um atendimento de qualidade.
Treine sua equipe para garantir a qualidade
no atendimento ao cliente
A falta de qualificação é um dos problemas
que mais impactam o atendimento. Sem as informações adequadas, os funcionários
não são capazes de passar segurança aos clientes. Aliás, esse trabalho de capacitação
é responsabilidade da área de gestão de pessoas.
O treinamento serve para você passar todas as
diretrizes da empresa para os funcionários, como padronização de processos,
cultura organizacional, detalhes sobre serviços ou produtos oferecidos e
alinhar o padrão de atendimento. Vale lembrar que essa qualificação precisa ser
periódica para acompanhar a evolução dos profissionais e identificar pontos
a aprimorar.
Portanto, aproveite a oportunidade para
ensinar como identificar o estilo de comunicação do cliente e mostrar as
melhores formas de atender as expectativas deles. Além do mais, é essencial
criar processos que deem autonomia aos funcionários para que eles possam
resolver as demandas.
Uma boa estratégia para conseguir entender as
necessidades do cliente é o ouvir o que ele tem a dizer. Durante o
diálogo, ele geralmente fornece informações importantes para direcionar o
atendimento.
Em razão disso, mostre a sua equipe como
utilizar esses dados para fechar negócios e aumentar o volume de vendas. Vale
até fazer simulações para demonstrar o que deve ser feito e as atitudes que
devem ser evitadas.
Tenha um bom relacionamento com os
funcionários
É possível manter um relacionamento próximo
com os funcionários sem perder a autoridade e o respeito. Essa atitude
transmite confiança, segurança e pode melhorar a motivação da equipe. Por isso,
mantenha um diálogo aberto, respeite as diferenças, seja flexível e pratique a
empatia.
Além do mais, essa proximidade facilita o
mapeamento do desempenho dos funcionários. Esse acompanhamento permite que
você identifique falhas no processo de vendas e aponte soluções. Lembre-se de
que os vendedores são peças fundamentais para o sucesso do seu negócio e o
gestor de pessoas tem a função de motivá-los.
Seja modelo da sua equipe
Como esperar comprometimento dos
funcionários, se o próprio líder não está comprometido com os resultados
do negócio? Entenda que o seu comportamento pode influenciar as atitudes dos funcionários.
Por isso, seja exemplo!
Se o gestor for grosseiro com os
funcionários, é possível que eles descontem a frustração nos clientes. E o
resultado é uma assistência insatisfatória e até prejuízos financeiros com a
perda de compradores.
Conclusão
A gestão de pessoas tem papel fundamental na
garantia da qualidade no atendimento ao cliente. Ao usar as estratégias certas,
você consegue manter uma equipe engajada e focada nos resultados. A tarefa não
é fácil, mas é possível.
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
Autora: Roberta Bonamigo - http://loudandclear.xyz
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