O Poka-Yoke é uma técnica de gestão da qualidade baseada em soluções simples, que evitam falhas em processos e reduzem custos.
O
nome é de origem japonesa é quer dizer à prova de erros.
Trata-se de um sistema de inspeção desenvolvido para prevenir riscos e corrigir
erros.
A
técnica ficou mundialmente consagrada em gestão de processos industriais, mas a
lógica da ferramenta se ampliou e pode ser aplicada em qualquer situação que
envolva riscos de falhas, como os processos de vendas.
A ideia da técnica é entender se há imperfeições em alguma etapa do processo e tomar as medidas necessárias para resolvê-las antecipadamente.
Como usar o Poka-Yoke no processo de vendas?
De
acordo com estudos, são seis os passos essenciais que o vendedor deve seguir
para aplicar o Poka-Yoke em suas atividades:
Atividade #1: Conhecer a falha a ser
corrigida
É
fundamental que o vendedor tenha a capacidade de reconhecer as falhas em seu
processo de vendas.
Se
achar que a sua falha está nas ligações, por exemplo, ele pode começar a registrar
sua ligações para ouvi-las depois.
Atividade #2: Compreender as causas
Para corrigir as falhas é fundamental entender o que gerou os problemas. Algumas das causas possíveis são:
- Falta de processo;
- Erro na execução do processo;
- Utilização da técnica errada no contexto da venda;
- Ausência ou excesso de técnicas de vendas;
- Falta de preparação para a reunião;
- Falta de concentração;
- Ferramentas inadequadas para aplicar o processo;
- Situação inesperada / surpresa.
Atividade #3: Cogitar soluções
Se perguntar como a falha pode ser prevenida e descobrir como ela pode ser detectada o quanto antes.
Atividade #4: Verificar a eficácia da
solução
A
solução mais eficaz deve eliminar a falha sem grandes impactos na gestão de
custos, deve fazer parte do processo e deve impedir que o problema passe para a
etapa seguinte.
Atividade #5: Implementar a solução
A
execução deve seguir o modelo de gestão que melhor se encaixa ao planejamento
proposto.
Atividade #6: Registro do processo
Todas
as atividades devem ser registradas com o máximo de detalhes, como forma de
facilitar o desenvolvimento de novas soluções no futuro.
Pense nisto, tenha uma ótima semana e bons negócios!
Fonte: Outbound Marketing – https://outboundmarketing.com.br/
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