A administração do tempo no trabalho é importante em vários sentidos. Além de proporcionar uma maior produtividade, o que influencia nos resultados do negócio, ela também favorece uma maior qualidade de vida. Isso, pois, quanto mais produtivo for o seu tempo dedicado à atividade laboral, mais será possível investir na vida pessoal.
Contudo, em qualquer aspecto da vida, organizar o tempo exige atitudes planejadas e que deverão ser realizadas com disciplina. A seguir vamos te oferecer algumas soluções possíveis para administrar melhor o seu tempo dedicado ao trabalho. Confira!
1.
Planeje
o seu dia projetando um tempo para os imprevistos
Para melhorar a
administração do tempo no trabalho, é preciso investir alguns minutos do dia
para retomar quais atividades precisam ser realizadas e estabelecer prioridades
para cada uma delas. Esse planejamento deverá levar em consideração a
quantidade de horas que você pretende dedicar à atividade.
Contudo, jamais cometa o erro de preencher todos os seus horários. Como você já sabe, imprevistos sempre aparecem, portanto, deixar uma folga na agenda para lidar com possíveis transtornos deixa o seu planejamento mais efetivo.
2. Para melhor administração do
tempo no trabalho permita-se ser indisponível
Por mais que você
queira prezar pela imagem de um profissional atencioso e dedicado, é preciso
estabelecer limites para isso. Preveja um horário específico para o
atendimento, responder e-mails e outras questões. Procure deixar essa definição
clara para clientes e outros interessados.
Fora isso, enquanto estiver executando outras funções, simplesmente ignore outros chamados. Dessa maneira, você conseguirá manter o foco e evitará perder o ritmo na execução de suas tarefas. Tenha certeza que isso fará toda a diferença para a sua produtividade.
3. Na administração do tempo no
trabalho prazo é tudo!
Estabelecer
prazos é importante para que você realmente consiga organizar o seu tempo,
além de ser fundamental para evitar que você fique estagnado em certas
tarefas. Essa é uma maneira de exercer pressão sob si mesmo. Paralelamente, é
um modo de definir o “fim” do tempo dedicado a determinadas atividades que, de
outra maneira, poderiam tomar consideravelmente seu tempo para outras
finalidades.
4. Execute tarefas do mesmo tipo
Quando você realiza
tarefas de natureza semelhante, a tendência é que o seu ritmo de produtividade se mantenha. É claro
que isso não quer dizer fazer algo repetitivo, mas aproveitar ao máximo o
engate dos trabalhos iniciados.
Sendo assim, procure colocar na sua agenda as tarefas da mesma natureza para serem realizadas seguidamente. Todavia, cuidado para que o excesso desse recurso não cause um efeito oposto ao esperado, te deixando desgastado e estagnado. Busque o equilíbrio!
5. Tenha um espaço de trabalho adequado!
Evitar distrações,
imprevistos e problemas que não dizem respeito diretamente às suas atividades
laborais é outro ponto importante para otimizar a administração do tempo no
trabalho. Pessoas que trabalham em home
office, por exemplo, poderão ser surpreendidas pela necessidade de resolver
algum problema doméstico, interrompendo suas tarefas.
Para lidar com isso, tenha um local de trabalho próprio. O coworking, por exemplo, além de oferecer outros benefícios, te permite essa dedicação com um ótimo custo-benefício!
Seguindo essas
dicas você terá dado passos relevantes para qualificar a sua administração do
tempo no trabalho.
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
Fonte: Hábil Coworking – https://habilcoworking.com.br/
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