Quando bem realizado, o treinamento reduz os gastos da organização e resulta em um diferencial competitivo muito importante. Mas qual é o melhor momento de treinar a sua equipe? Quais são os pontos que você deve observar?
Para esclarecer
suas dúvidas, separamos algumas situações que podem acontecer em todas as
empresas e podem ser resolvidas com o treinamento. Confira!
Aumento de reclamações dos clientes
Se o desempenho dos
seus colaboradores está afetando a satisfação dos clientes e, para piorar, está
resultando em reclamações, você deve treinar sua equipe imediatamente. Quando o
gestor é omisso às manifestações dos consumidores, a empresa acaba perdendo
vendas de maneira considerável, e, quanto mais demora para reagir, mais difícil
se torna o trabalho de recuperação de
clientes da empresa ou da marca.
Para conseguir acertar no treinamento realizado, é fundamental que o gestor faça um levantamento das reclamações e identifique em quais pontos sua equipe precisa melhorar.
Produtividade em queda
A produtividade
representa a capacidade e o empenho dos colaboradores ao executar suas
atividades dentro dos padrões da qualidade da organização. Quanto menor o tempo
gasto, melhor para a produção e para a lucratividade da empresa.
Dessa maneira, para impedir que sua empresa sofra perdas significativas, o gestor deve agir diante das oportunidades encontradas. A queda da produtividade está, na maioria das vezes, ligada à motivação e habilidades dos colaboradores. Quanto mais treinada sua equipe, maior a capacitação para executar as funções de maneira eficiente.
Rotatividade alta
O alto turnover
demonstra a insatisfação dos colaboradores em relação à empresa e também o
descontentamento dos gestores em relação à sua equipe. Nesses momentos, é
importante treinar o time para tornar os colaboradores mais capacitados na
visão dos gestores e para melhorar os resultados da empresa.
A capacitação também melhora a motivação dos colaboradores, pois eles se sentem valorizados pela organização e conseguem desempenhar o trabalho de maneira mais fácil.
Entrada de novos equipamentos e processos
Você já passou pela
experiência de investir em novos equipamentos e criar novos processos para sua empresa, mas não conseguiu gerar o crescimento e os resultados
esperados? Esse fracasso está atrelado à falta de preparo da sua equipe para
lidar com as novas tecnologias e também sua. Afinal quem treina e desenvolve a equipe é o seu líder!
Além dos resultados, o treinamento é fundamental para garantir o bom uso dos equipamentos, pois o uso incorreto pode causar o estrago dos aparelhos, mais despesas para a empresa e atraso na produção.
Reforço das normas de segurança
Toda vez que houver
mudanças na empresa, dedique um tempo para atualizar sua equipe. Os acidentes
causados pela falta de treinamento geram diversos problemas para a empresa e,
por isso, os gestores devem agir de maneira preventiva.
Entendeu qual a
importância de saber o momento certo para treinar a sua equipe?
Pense nisto e tenha
uma ótima semana!
Fonte: Verup - https://www.verup.com.br/
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