Os conceitos de briefing e debriefing são amplamente utilizados nos dias de hoje e estão relacionados aos processos de produção dentro de uma empresa ou organização. Entenda o que é cada um deles a seguir:
Conceito de briefing e debriefing
O briefing é um
conjunto de informações que são consideradas fundamentais para o planejamento e
execução de uma tarefa. Na maioria das vezes, ele reúne todas as informações a
respeito de o que cliente deseja, ou seja: tudo aquilo que necessariamente
precisa estar no produto final. É essencial, portanto, que o briefing seja
muito bem elaborado.
Em geral, o
briefing é um documento bastante utilizado por profissionais que atuam na área
da publicidade, administração e consultoria. A importância do briefing é
grande, pois é ele que permite que os processos sejam seguidos corretamente,
sem qualquer má interpretação ou distorção que possa atrapalhar os resultados
finais.
Um briefing
considerado eficiente deve apresentar as características do produto,
informações sobre o mercado, sobre os consumidores, os objetivos que se
pretendem alcançar e as estratégias que deverão ser utilizadas para isso. Para
que a sua eficiência seja satisfatória, é preciso que o documento seja o mais
breve possível, trazendo apenas as informações mais relevantes, de modo a
evitar a perda de tempo e de dinheiro.
O debriefing, por sua vez, é uma ferramenta bastante utilizada para potencializar a aprendizagem por meio da experiência. Este conceito surgiu já na Segunda Guerra Mundial e é utilizado hoje de maneira generalizada para se referir às questões de resolução de problemas, gestão de processos, orientação de desempenho e várias outras situações.
Hoje em dia, muitas
pessoas confundem a ação de debriefing
com as conversas que são feitas de maneira informal para saber o que deu errado
em um processo. No entanto, o debriefing
está além dessas situações, e precisa ser feito com toda a formalidade
necessária, apresentando uma análise em profundidade de todos os resultados de
um processo. De modo geral, um debriefing
é composto por perguntas como:
·
Qual
era o resultado esperado?
·
Em
quais aspectos os objetivos foram ultrapassados e quais falharam?
·
Por
que isso aconteceu?
·
Qual
o melhor passo a ser dado em seguida?
Essas são as
perguntas que um debriefing precisa
apresentar para que se possa avaliar uma situação, identificar onde ocorreu a
falha e entender os motivos de esta falha ter acontecido.
Assim, é possível
encontrar alternativas para consertar os problemas e aprimorar os resultados.
Pense nisto e tenha uma semana!
Fonte:
Mundo Carreira - https://mundocarreira.com.br/
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