Como montar uma ferramenta de gestão que reduzirá as perdas da empresa aumentará seus ganhos e a satisfação das pessoas relacionadas com a organização e gerará melhores condições para a perpetuação do negócio?
A jornada da empresa em direção ao sucesso acontece através de um processo planejado e sistemático de gestão, com foco no negócio, orientado pelas informações do mercado e concentrado nas necessidades e percepções dos clientes.
No passado havia os diagnósticos feitos através de extensas listas de verificação. Hoje existem outras ferramentas mais poderosas como o Team Building e o Outdoor Training.
O que é Team Building
Imagine colocar profissionais de diversas áreas – finanças, marketing, produção, administração, vendas, compras etc., e culturas diferentes objetivando, principalmente, trabalharem em equipe, sem conflitos e com fortes vínculos. Através do Team Building isto é possível.
O Team Building é uma fórmula inovadora de criar laços relacionais mais profundos entre colaboradores da mesma empresa ou organização, de forma a que a sua empresa consiga atingir níveis de produtividade superiores e maior satisfação da equipe no desempenho das suas funções.
O que é Outdoor Training
O Outdoor Training (treinamento ao ar livre) é uma ferramenta alternativa originada após a segunda Guerra Mundial na Inglaterra e nos Estados Unidos. Nessa época foi utilizado nas escolas com o objetivo de aplicarem os conceitos militares às empresas com o objetivo de disseminarem estratégias que fomentassem a relação entre os executivos e os colaboradores da empresa.
O Outdoor Training é um programa de treinamento gerencial. Ele é realizado de forma vivencial simbólica da realidade, onde se desencadeiam questões que confrontam o homem com situações limites, em relação aos aspectos tanto subjetivos (psicológicos) quanto objetivos gerenciais (realidade pessoal e profissional).
Durante a simulação, são tomadas decisões relacionadas com a formulação e execução de ações globais relacionadas às principais áreas da organização ou de determinado departamento, por exemplo, assim como a análise das consequências de suas decisões.
Vantagem de utilizar as metodologias
Pesquisadores da área humana e social vêm buscando métodos de aprendizagem objetivando o desenvolvimento e aprimoramento de profissionais. Entre tantas técnicas e metodologias experienciais, consideradas como de ponta para as organizações.
Estudos realizados demonstraram que 23% do que se escuta numa sala de aula é retido pelo treinando; índice ampliado para 43% quando se utilizam recursos audiovisuais; chegando a 70% caso a pessoa se submeta a uma experiência real, associada ao próprio dia-a-dia.
O modelo clássico de aprendizagem não integra elementos que o modelo que o Team Building e Outdoor Training apresentam. Além da abordagem construtivista é agregada a técnica de debriefing, onde se alinham percepções individuais e das equipes, discutindo-se impressões, refletindo o porquê das decisões tomadas durante a jornada.
Os resultados concretos mais imediatos e expressivos são: aumento da produtividade e da qualidade; mudança de atitudes pessoais; melhoria do ambiente de trabalho; e, melhoria dos níveis motivacionais das equipes.
Se você e sua empresa desejarem maiores informações sobre o assunto, entre em contato com o Prof.A.Marins – antomar.marins@gmail.com
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
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