Competência é a
capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo
pertinente numa determinada situação. Portanto, para constatá-la, há que
considerar também os conhecimentos e valores que estão na pessoa e nem sempre
podem ser observados.
Competências e
habilidades pertencem à mesma família. A diferença entre elas é determinada
pelo contexto. Uma habilidade, num determinado contexto, pode ser uma
competência, por envolver outras sub habilidades mais específicas. Por exemplo:
a competência de resolução de problemas envolve diferentes habilidades — entre
elas a de buscar e processar informação. Mas a habilidade de processar
informações, em si, envolve habilidades mais específicas, como leitura de
gráficos, cálculos etc. Logo, dependendo do contexto em que está sendo considerada,
a competência pode ser uma habilidade. Ou vice-versa.
Para sermos
competentes, precisamos dominar diversos conhecimentos. Mas também devemos
saber mobilizá-los e aplicá-los de modo pertinente à situação. Tal decisão
significa vontade, escolha e, portanto, valores. E essa é a dimensão ética da
competência. Que também se aprende, que também é aprendida.
A capacidade de
tomar decisões e a experiência estão estreitamente relacionadas na operação de
uma competência. Tomar uma decisão, muitas vezes, implica certo grau de
improvisação, mas uma improvisação orientada pela experiência. Não é por outro
motivo que um piloto treina centenas de horas de voo antes de ser considerado
apto a comandar um Boeing. É essa experiência que dá ao piloto condições de
tomar uma decisão pertinente.
Em resumo: a
competência só pode ser constituída na prática. Não é só o saber, mas o saber
fazer. Aprende-se fazendo, numa situação que requeira esse fazer determinado.
Esse princípio é crucial para a educação. Se quisermos desenvolver competências
em nossos colaboradores, teremos de ir além do ensino para memorização de conceitos
abstratos e fora de contexto. É preciso que eles aprendam para que serve o
conhecimento, quando e como aplicá-lo. Isso é competência.
“São os chamados trabalhadores do conhecimento, os grandes vencedores no
mercado de trabalho de nossos dias, os capazes de compreender que não se pode
parar de aprender, que aprendizagem é um processo para durar uma vida”. (Bidart,
2000).
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