O conceito de liderança situacional consiste da relação
entre estilo do líder, maturi-dade do liderado e situação
encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações,
mas ocasiões e estilos diferentes de gestores.
O modelo de liderança define o comportamento da tarefa, sendo o líder
encarregado de dirigir as pessoas, ditando suas funções e objetivos a serem
alcançados.
A liderança situacional mostra uma relação entre liderança, motivação e poder,
em que o líder estará frequentemente avaliando seus colaboradores e alterando
seu estilo de liderança, sendo ela dinâmica e flexível. A liderança situacional
busca utilizar modelos diferentes de atuação conforme a situação encontrada.
A liderança situacional busca conciliar a tarefa a ser executada,
concedendo orientação e direção do líder aos colaboradores, o apoio emocional
através de um relacionamento adequado e o nível de maturidade dos
colaboradores.
A maturidade pode ser definida como a vontade e a
capacidade de uma pessoa assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio
comportamento.
Este modo de liderança pode ser dividido em quatro estilos:
- Direção: a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa a ser executada, sendo o líder supervisor da tarefa até seu fim, direcionando o colaborador para elaborá-la até conquistar confiança.
- Orientação: este estilo de liderança ocorre quando o colaborador necessita conhecer a tarefa e conquistar um estímulo para execução dela. O líder contribui apoiando a obtenção de novas ideias e disseminando conhecimento quando o colaborador necessite de ajuda.
- Apoio: o líder se encarrega de estimular o colaborador para adquirir segurança e buscar o aprendizado, aumentando suas habilidades e conhecimento, dando mais respaldo para o colaborador executar suas tarefas. O líder presta apoio, porém supervisiona pouco.
- Delegação: ela ocorre quando os colaboradores possuem maior autonomia e liberdade, tendo conhecimento e segurança com as tarefas. O líder mantém um contato com pouca supervisão e pouco apoio. Muitas vezes o colaborador inclusive tem autoridade para decisões de mudanças ambientais conforme o nível hierárquico.
Conforme o perfil do colaborador,
o líder deve lidar com cada situação encontrada na organização. A maturidade do
colaborador faz o líder agir de modos diferentes conforme a necessidade.
Em outras palavras, refere-se a
comportamentos do líder frente a maturidade do profissional e a tarefa a ser
realizada.
Existem ainda dois tipos de
comportamentos do líder:
Comportamento diretivo
Isto é, cada vez que um líder:
- Estabelece objetivos.
- Torna claras as atribuições de cada um no cumprimento da tarefa.
- Planeja com antecedência o trabalho a ser realizado pelo subordinado.
- Organiza os recursos necessários
- Comunica as prioridades do serviço
- Estabelece prazos para trabalhos futuros.
- Determina os métodos de avaliação de desempenho do subordinado.
- Mostra e diz ao subordinado como fazer a tarefa específica.
- Verifica se o trabalho é executado corretamente e dentro do prazo.
Comportamento de apoio
- Pede sugestões ou informações para execução das tarefas.
- Cria condições que facilitem ao subordinado resolver problemas e cumprir tarefas.
- Escuta os problemas do subordinado (ligados ou não ao trabalho).
- Estimula ou reitera a confiança no subordinado assegurando-lhe que pode fazer o trabalho.
- Informa sobre o funcionamento da empresa como um todo.
- Dá informações sobre si mesmo (relacionadas ou não ao trabalho).
- Elogia o subordinado pelo cumprimento da tarefa.
O que faz o líder ao usar cada estilo
Os 4 estilos de liderança variam
de três maneiras:
Quantidade de direção; Quantidade de apoio e estímulo e Grau de envolvimento dos subordinados na
solução de problemas e tomada de decisões.
Quando usa o Estilo 1, o gerente:
- Identifica o problema.
- Estabelece objetivos e define papeis.
- Elabora planos de ação para resolver o problema.
- Controla a decisão sobre como, quando e com quem o problema será resolvido ou a tarefa realizada.
- Dá orientações específicas e se comunica unidirecionalmente.
- Toma a iniciativa da resolução de problemas/tomada de decisões.
- Anuncia resoluções e decisões.
- Supervisiona e avalia o trabalho dos subordinados.
Quando usa o Estilo 2, o gerente:
- Identifica o problema.
- Estabelece objetivos.
- Elabora planos de ação para resolver o problema, depois consulta o subordinado.
- Explica mas decisões ao subordinado e solicita suas contribuições.
- A comunicação bidirecional e o uso do encorajamento e estímulo são maiores.
- Toma a decisão final sobre os problemas e soluções depois de ouvir o subordinado.
- Continua a dirigir o trabalho do subordinado.
- Avalia o trabalho do subordinado.
Quando usa o Estilo 3, o gerente:
- Envolve o subordinado na identificação de problemas e fixação de objetivos.
- A definição de como fazer é assumida pelo subordinado.
- Assegura, apoia, fornece recursos e ideias quando solicitado.
- Compartilha com o subordinado a responsabilidade pela solução de problemas e tomada de decisão.
- Ouve ativamente e facilita a solução de problemas e tomada de decisões pelo subordinado.
- Avalia em conjunto com o subordinado o trabalho deste.
Quando usa o Estilo 4, o gerente:
- Define o problema junto com o subordinado.
- Estabelece objetivos em conjunto com o subordinado.
- O subordinado desenvolve o plano de ação e controla a tomada de decisão quanto a: como, quando e com quem o problema será resolvido ou a tarefa realizada.
- Aceita as decisões do subordinado e limita-se a monitorar periodicamente o trabalho deste.
- Os subordinados se autoavaliam.
- O subordinado assume a responsabilidade e os méritos.
Pense nisso ao liderar sua equipe.
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