A “Análise de Kano”
ou “Diagrama de Kano” é um método para o desenvolvimento ou melhoria de
produtos baseado na caracterização das necessidades do cliente, sejam elas
verbalizadas ou não.
O método desenvolvido pelo
professor japonês Noriaki Kano, da Universidade de Riko, em Tóquio, possibilita
aos desenvolvedores de produtos transformar as informações obtidas pelas
pesquisas e centrais de atendimento em melhorias reais no produto de forma a buscar
não apenas a satisfação do cliente, mas a superação de suas expectativas, ou
seja, o encantamento do cliente.
Segundo o diagrama de
Kano, os requisitos de um produto especificados pelo
cliente podem ser
classificados de quatro formas: (1) em requisitos esperados ou obrigatórios,
são aqueles que o consumidor espera encontrar no produto – sua existência, ou a
melhoria destes, não implica em grandes modificações na satisfação do cliente,
pois eles constituem a característica básica do que está sendo oferecido,
porém, se eles não estiverem sendo satisfeitos podem se transformar em uma
grande insatisfação por parte do cliente; (2) os requisitos explícitos são
aqueles que o cliente manifesta, são os requisitos que o cliente diz que quer
no produto; (3) requisitos inesperados, são aqueles que o cliente não espera,
algo que pode surpreendê-lo.
O Diagrama de Kano é
a tradução em um gráfico da relação do atendimento ou existência destes
requisitos com a satisfação do cliente. Veja abaixo:
Em outras palavras,
os requisitos obrigatórios são comparáveis aos “fatores higiênicos” de
Herzberg, ou à base da “pirâmide de necessidades” de Maslow. São os requisitos
que o consumidor não pede que sejam atendidos e que se atendidos não aumentam
muito o grau de satisfação do cliente,porém, se não forem devidamente tratados
(ou atendidos) podem causar descontentamento.
A “satisfação linear”
ocorre quando aqueles requisitos que o cliente manifesta querer ou esperar são
atendidos.
E o “encantamento”
ocorre quando a empresa faz algo que surpreende o cliente. Quando o
atendimento das necessidades deste vai além do que ele esperava. Podemos comparar
estes requisitos ao topo da “Pirâmide de Maslow” ou aos “fatores motivacionais”
de Herzberg. Ao atender estes requisitos a empresa certamente estará aumentando
a satisfação do cliente, mas se eles não forem atendidos, não implicarão em
queda de satisfação uma vez que são algo que o cliente não espera.
Autora: Caloline
Faria - Compradora na Power&Motion,
redatora freelancer na Infoescola.com e Assistente Administrativo na Café Bom Dia. – http://www.infoescola.com/
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