Sua equipe está recheada de Profissionais, ou de
gente que só reclama? E você, em qual das duas categorias acha que se encaixa?
Veja abaixo algumas
características das pessoas que só reclamam e NÃO agem para as coisas
melhorarem:
Reclamantes
apontam continuamente para coisas que estão erradas na empresa, e defeitos nos
seus colegas. Profissionais também apontam erros – entretanto, com uma grande
diferença: eles também oferecem idéias e soluções para melhorar.
Reclamantes têm uma mentalidade de
escassez. Cada vez que alguém faz uma grande venda, recebe uma bonificação, um
aumento ou um computador novo, Reclamantes acham que acabou a riqueza do mundo
e eles nunca mais poderão receber algo de bom. Por outro lado, Profissionais
têm a mentalidade da abundância. Eles sabem que existe muita riqueza no mundo,
totalmente disponível para todos que trabalham duro e fazem um bom trabalho.
Reclamantes
culpam coisas fora do seu controle e nunca assumem a responsabilidade sobre
coisas que realmente podem controlar. Profissionais mantêm o foco estritamente nas coisas que
podem controlar, e fazem o melhor para garantir seus resultados nessas áreas.
Se não conseguem os resultados planejados, assumem toda a culpa, sem ficar
inventando desculpas – ou jogando a culpa nos outros.
Reclamantes
trazem seus problemas pessoais para o trabalho e fazem com que todos na empresa
saibam o que está acontecendo, afetando negativamente a sua performance. Profissionais
também têm problemas, mas eles sabem que seu lugar é fora do trabalho. Eles não
dizem ou contam coisas que podem distrair ou deprimir outros funcionários, e
afastam-se rapidamente daqueles que fazem isso.
Reclamantes
esperam que as coisas aconteçam. Profissionais fazem as coisas acontecerem.
Eles estão continuamente colocando coisas em movimento, para que as metas que
querem realizar, sejam alcançadas o mais breve possível.
Reclamantes
usam a rejeição como desculpa para desistir. Profissionais usam a rejeição como
a validação de que estão fazendo algo diferente, sabendo que leva um certo tempo
para quebrar a inércia e a preguiça das pessoas e, no processo, aproximam-se
cada vez mais de suas metas.
Reclamantes
são sempre pessoas que dão o mínimo e esperam o máximo. Fazem o mínimo possível
de esforço, e por mágica esperam de volta o máximo de resultados. Já os
Profissionais são o contrário : esforço máximo e expectativas mínimas.
Profissionais fazem
muito mais do que a obrigação e esperam nada em troca – embora sempre acabem
sendo reconhecidos.
Reclamantes
somente dão duro quando estão com vontade. Profissionais trabalham duro todos
os dias, de forma dedicada e persistente. Eles fazem tudo ao seu alcance e não
se enganam (nem a empresa) fazendo corpo mole.
Reclamantes
têm a ‘Síndrome do Eu’. Eles são viciados nas suas próprias expectativas e
pensam somente neles mesmos.
Profissionais sabem
que, para alcançar o sucesso, precisam trabalhar em equipe e que, as necessidades
do grupo, sempre vêm antes do
que as necessidades pessoais.
Reclamantes precisam de
motivação contínua. São pessoas que precisam de manutenção alta e atenção
contínua. Profissionais são aqueles que se motivam (também aos outros) – com
palavras, gestos ou exemplos. Não apenas cruzam a linha de chegada, mas fazem
questão de trazer o máximo possível de pessoas junto, compartilhando as alegrias
da vitória.
E aí? Que avaliação
você fez de si mesmo? E das pessoas que trabalham com você? Descobriu algumas
áreas onde você pode melhorar? Trabalhe nessas áreas e melhore rapidamente, pois
você vai descobrir que profissionais,
além de se divertir mais, também ganham muito mais dinheiro do que os reclamantes!
Autor: Professor
Julio Cesar S. Santos
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