Há diversas
maneiras de realizar parceiras.
Fornecedores, clientes e até concorrentes podem ser parceiros, e essas
colaborações trazem sucesso para todos. Mas é preciso ter cuidado ao construir
essas pontes: a ligação entre as duas empresas precisa permanecer saudável e lucrativa.
No site da Inc., o
colunista Geoffrey James enumera dicas para estabelecer parcerias melhores,
baseadas em uma conversa com Ed Rigsbee, autor do livro The Art of Partnering
(“A arte de fazer parcerias”). Confira.
1. Prepare-se para
ceder uma parte do controle. Estabelecer
parcerias significa que você vai estar mais vulnerável aos fracassos do seu
parceiro. Ainda que goste de estar no controle de tudo, você vai ter de, no
mínimo, compartilhar conhecimento sobre sua própria limitação e algumas
fraquezas da empresa.
2. Entenda seus
pontos fortes e fracos. Antes de considerar
uma parceria, é preciso entender o que você e sua empresa podem trazer para a
negociação e, claro, o que você precisa que o parceiro traga. A maneira mais
fácil de verificar isso é por meio de uma análise SWOT.
3. Escolha o
parceiro correto. Procure empresas ou
profissionais que tenham
fraquezas que sejam as suas forças e vice-versa. Por
exemplo: se você tem ótimos produtos, mas pouca experiência em vendas, pode
procurar um negócio que tenha produtos medianos, mas uma história de sucesso em
vendas. É importante também avaliar a abertura que a outra empresa tem para
estabelecer uma parceria.
4. Chegue a um
consenso. Uma vez que você
tenha levado a ideia da parceria à outra parte, desenvolva um acordo que diga
quem vai fazer o que e quando vai fazê-lo. Se a parceria é formal, será
necessário fazer um contrato. Mas, mesmo que ela seja mais informal, é importante
fazer um documento escrito com todas as atividades, expectativas e
responsabilidades de cada parceiro.
5. Adote um código
de ética. A regra central
aqui é ser o parceiro que você gostaria de ter. A ética é o que vai segurar
essa parceria. E será ainda mais importante quanto maior for o risco envolvido
no negócio.
6. Faça mais do que
o acordo. As parcerias de
sucesso envolvem confiança. A melhor maneira de aumentar o nível de confiança é
sempre entregar um pouco mais do que você disse que entregaria.
7. Seja paciente. Se os problemas
começarem a surgir, não se entregue à raiva ou à frustração. Faça um esforço
para ajudar seu parceiro. Evite levar desavenças para os tribunais. O resultado
de um processo pode representar pouco para você financeiramente.
8. Monitore e meça. A má comunicação é
a razão que mais leva as parcerias ao fracasso. Assim como na gestão da
empresa, é o monitoramento que dá a base para a comunicação eficaz. Faça um
esforço para que as duas partes possam monitorar a relação nos níveis micro e
macro. Quando um desafio aparecer, vocês dois poderão trabalhar juntos para
ultrapassá-lo.
9. Comemore sempre. É importante dar
“combustível emocional” para a parceria. Conforme ela progredir, você e a outra
parte precisarão investir tempo e energia para manter e fortalecer o
relacionamento. A maneira melhor e mais fácil de fazer isso é celebrar – mesmo
– toda vez que a parceria conquistar algo importante.
Autora:
Mariana Iwakura - http://www.papodeempreendedor.com.br
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