O
líder que se que explica com objetividade e exemplos o que espera de sua
equipe, em vez de só falar em valores vagos e abstratos, é mais do que um
chefe, segundo a consultora de empresas Maria Cristina Gattai. “É o líder
coach”, afirma ela. “Ele não se limita simplesmente a uma posição que ocupa na
empresa. Porque sabe que liderança é, antes de tudo, uma questão de atitude”.
A
seguir, o que faz o “líder coach” diferente do chefe tradicional:
1.
Colabora para o desenvolvimento individual dos profissionais.
Em
vez de encaminhar os funcionários para treinamentos planejados e conduzidos
pelo RH, o líder coach chama para si a responsabilidade pela formação e
aperfeiçoamento de sua equipe. “Ele direciona as pessoas para o aumento de
performance por meio da identificação do que cada um faz melhor”, afirma ela.
“Faz parte de seu trabalho desenvolver talentos”.
2.
Mostra o destino, mas deixa o outro trilhar o caminho.
O
líder coach define as metas com clareza e guia os funcionários para que as
atinjam. Porém, não fala como e quando cada um deve fazer para alcançá-las.
“Quando o chefe dá a receita, tira a responsabilidade da pessoa pela tomada de
decisão”. O que ele faz é ajudar a equipe a buscar soluções próprias.
3.
Pratica os valores.
Falar
sobre os valores de uma empresa pode soar como algo vago e suscitar variadas
interpretações. Dizer que proatividade ou lealdade de seus funcionários pode
significar atitudes diferentes no entendimento de cada um deles. Portanto, o
líder coach deve se empenhar traduzir em ações o tipo de conduta que espera de
seu time. “Ele pode criar indicadores para avaliar se os valores estão sendo
cumpridos”.
4.
Faz primeiro e depois cobra.
“Faça
o que eu digo, mas não faça o que eu falo” não serve para um líder coach. Para
ser seguido e respeitado – e não apenas aceito por uma imposição hierárquica –,
ele precisa aplicar os conceitos que prega em suas atitudes cotidianas.
5.
Sabe o que quer.
Além
de saber o que quer, sabe como comunicar e engajar todos no mesmo propósito. “O
chefe que não se preocupa em desenvolver uma meta comum, acaba formando uma
equipe que se perde no individualismo das pessoas”. O líder coach tem claro
para si o que os funcionários devem atingir e os ajuda com orientações
constantes e práticas.
6.
Assume que o erro é nosso, o acerto é seu.
O
líder coach se empenha no desenvolvimento de cada um individualmente. Para
isso, deve premiar o grupo por meio de indicadores de performance e resultados.
Já os erros, são responsabilidade de seu próprio trabalho. “O chefe tradicional
faz sua gestão reforçando os erros – e não os acertos”.
7.
Oferece feedbacks constantes.
Seções
formais de feedback servem para o chefe que não tem segurança ou conhecimento
para ser assertivo no momento em que a conduta dos subordinados sai dos
trilhos. “O líder coach atua no dia a dia através de conversas em tempo real,
conduzidas de maneira informal e rápida (de cinco a dez minutos)”, diz a
consultora. Com isso, o comprometimento do grupo tende a aumentar, assim como o
desenvolvimento individual de cada um, que saberá exatamente os pontos a serem
trabalhados.
8. Investe na diversidade.
O
líder tradicional busca pessoas que tenham um perfil semelhante ao seu para
compor sua equipe de trabalho, segundo Cristina. Já o gestor com postura de
coach reconhece que as diferenças entre um e outro podem contribuir para uma
equipe mais forte e completa. “Ele explora o que há de melhor em cada estilo
para compor um time vencedor”.
9. Dá
liberdade à equipe.
Saber
delegar é uma característica do líder coach. “Na sua delegação, ele transfere
autoridade às pessoas comprometidas e competentes”. Ao final, a
responsabilidade sobre o trabalho do grupo volta a ser dele. Já o chefe
tradicional não delega as tarefas porque é inseguro e tende a acreditar que, se
o fizer, o funcionário terá a chance de se destacar mais do que ele.
10. Conhece
sua equipe.
Enquanto
o chefe tradicional se preocupa com a tarefa a ser executada naquele momento, o
líder coach tem uma visão mais ampla de seus subordinados e atividades. “Ele
conhece as qualificações e capacidades de cada integrante de seu time”, afirma
a consultora. “E mantém essas observações atualizadas, já que a equipe está
sempre se desenvolvendo.”
11.
Forma sucessores.
Dizem
que bom professor é aquele que ensina o aluno a ponto de ser superado por ele.
Este seria o líder coach. Alguém que colabora na construção da maturidade
profissional dos subordinados, reconhecendo em que aspectos cada um precisa
melhorar. Enquanto o líder tradicional está preocupado em manter seu emprego e
se mostrar imprescindível para a organização, o coach deixa sucessores prontos
a assumir seu posto quando necessário.
Pense
nisto e uma boa semana!
Fonte: Época Negócios
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