Existe uma necessidade de permanente crescimento. Não importa se você
gerencia uma pequena, grande ou várias empresas, para crescer precisa
desenvolver cada um dos indivíduos que trabalham com você.
Você e sua equipe estão melhorando ou piorando?
A função de um Gerente é melhorar sempre os negócios em termos de volume
de vendas e lucros, assim como criar condições para que tudo funcione
harmoniosamente do ponto de vista operacional.
Não importa se você atua no comércio, na indústria ou serviço, não
existe meio termo no mundo dos negócios. Para chegar ao “podium” é preciso formar “equipes de feras”, com gerentes que sejam
verdadeiros “pilotos que voem na frente dos aviões”.
Sua equipe é comprometida?
Acima de tudo é preciso contar com pessoas comprometidas. Afinal,
gerenciar é obter resultados através das pessoas. Mas,em algumas empresas
atingir resultados é uma missão quase impossível. Vejamos as razões porque isso
normalmente acontece:
- 1º. Os colaboradores não sabem claramente o que é esperado deles;
- 2º. Não foram suficientemente treinados;
- 3º.Há carência de indicadores de desempenho.
A tarefa número um da gerência é obter resultados. A melhor definição
que já encontrei para gerenciar é atingir metas. Portanto, se você exerce essa
função mas não atinge os resultados esperados possivelmente é qualquer coisa, até
mesmo um bombeiro bem pago que vive apagando incêndios, menos um gerente.
Faça mais com menos. É postulado da nova economia de que os recursos são
escassos e as necessidades são ilimitadas e isso inclui o tempo e a energia dos
colaboradores.
Para ter sucesso o Gerente necessita mobilizar os associados a jogarem
de acordo com as regras do jogo e a maximizarem o seu potencial.
A principal responsabilidade nesta função é usar sua capacidade de
liderança para aumentar as vendas e os lucros através do seu esforço e o da sua
equipe.
Principalmente no varejo, a ociosidade é muito grande e sem definir
claramente o papel esperado de cada funcionário rasga-se dinheiro. Portanto,
nunca caia na armadilha de admitir novos empregados se não dispor de tempo
suficiente para integrá-los e treiná-los adequadamente.
Além do treinamento inicial, cabe a cada parceiro associado se atualizar
sempre, através de novas informações pertinentes ou necessárias à sua
profissão.
Estabeleça indicadores. O que não se mede não se controla. Tudo o que
queremos melhorar precisa ser medido. Gostamos de saber como estamos sendo avaliados.
Na falta de indicadores, todos incluindo os proprietários, perdem-se nos meios
e não se alcançamos fins.
Não queira ser onipresente para estar sempre junto a cada pessoa que
trabalha com você. Na ausência de parâmetros para as pessoas se auto-gerenciarem,
se acaba adotando a filosofia dos administradores dinossauros de que “o olho do
dono é que engorda o boi”. Controlar as pessoas é coisa do passado. Mede-se sim,
o desempenho dos processos e os resultados.
Autora: Soeli de Oliveira – Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas
de Varejo,Vendas, Motivação e Atendimento - soeli@sinos.net
- Novo Hamburgo –RS.
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