Desenvolver talentos é um dos
desafios das empresas de qualquer segmento ou porte para continuar crescendo.
Mas ter equipes mais qualificadas requer investimento e dedicação. Uma das
saídas para elevar o nível do time sem aumentar muito as despesas é investir na
formação de líderes coach. “Gasta-se
menos em treinamento e a empresa se torna mais competitiva”, destaca
Villela Da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching. Veja quais
são os principais atributos desse profissional:
Desenvolver pessoas
O principal papel do líder coach é
direcionar os profissionais para o aumento da performance. Sua função é
identificar o que faz com que cada profissional da sua equipe tenha um desempenho
melhor e trabalhar esses aspectos. “A
responsabilidade de desenvolver talentos passa a ser do gestor e não do RH”,
afirma Da Matta.
Definir metas
Guiar a rotina dos funcionários por
metas em vez de tarefas aumenta o empenho deles na busca por soluções e faz com
que se tornem responsáveis pela tomada das decisões. “Quando o chefe fala como fazer, ele tira a responsabilidade do
subordinado”.
Trabalhar valores
Deixar claro para a equipe quais são
os valores que devem nortear suas ações é outra função do líder coach. “Sem isso, a empresa não tem congruência
comportamental”. É importante não só apresentar palavras-chave, mas se
aprofundar na sua definição. “Muitas
empresas deixam subentendido que esperam proatividade ou lealdade dos
funcionários, mas não explicam como isso se traduz em ações, o que dá margem a
interpretações”, diz Da Matta. “Tem
que definir bem o que significa cada valor e também criar indicadores para
avaliar se está sendo cumprido.”
Dar o exemplo
Ser um gestor não significa
necessariamente liderar. “Se você não tem
seguidores, não é um líder”. Para conquistar o respeito e admiração dos
funcionários, o líder coach tem que ser coerente com os princípios que prega. “Se você fala de lealdade, mas não é leal,
perde toda a credibilidade.”
Definir o propósito do time
Um time que não tem uma meta comum se
perde rapidamente no individualismo das pessoas. Todos têm de ter claro qual é
o objetivo da equipe para trabalhar orientados para ele.
Reconhecer e recompensar
O líder coach tem a responsabilidade
de desenvolver individualmente, mas premiar em grupo. “É fundamental ter indicadores de performance e resultados e definir as
premiações e consequências se eles não forem atingidos”.
Dar feedbacks em tempo real
Diferentemente de um coach
tradicional, que faz seções semanais com seus orientandos, um líder coach tem
que atuar no dia a dia. “Ele dificilmente
vai conseguir fazer o processo formal, porque senão ele para de administrar”,
afirma o especialista. Em reuniões informais e rápidas – de 5 a 10 minutos –,
ele deve ser capaz de dar feedbacks, gerar comprometimento nas pessoas e criar
um plano de desenvolvimento para cada um. “Vamos
tomar como exemplo um chefe de call center que identifica que um funcionário
não fez todas as chamadas do dia. O papel dele é sentar 5 minutos no final do
dia com ele para repassar qual é a meta, tentar entender por que ela não está
sendo atingida e identificar o que pode ser feito para mudar isso.”
Abraçar a diversidade
Reconhecer que diferentes perfis de
profissionais formam uma equipe mais forte e completa é outra atribuição do
líder coach. “É preciso entender os
diferentes estilos comportamentais e explorar cada um deles para compor um time
vencedor”, diz o especialista.
Pense nisto e uma boa semana.
Fonte – PEGN
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