No mundo moderno – marcado pela feroz concorrência
entre as empresas prestadoras de serviços – a época de vender com facilidade já
se foi e, atualmente, é necessário que as empresas se esforcem bastante e
tenham muita imaginação.
Com a crescente oferta de serviços á disposição dos
consumidores torna-se dramática a busca pelo estímulo à demanda e, nessa
trajetória, as empresas de serviços devem traçar estratégias de venda baseadas
na sua “tropa de choque” – a força de vendas. Mas, como obter e manter uma boa
equipe de vendedores?
O primeiro passo da organização é definir o tipo de
força de vendas que será utilizado. Ou seja, equipe própria ou vendedores
autônomos? É evidente que ambas têm vantagens e desvantagens e, por isso mesmo,
a empresa deve avaliar com antecedência o tipo de serviço que imagina prestar e
o perfil das pessoas envolvidas nisso.
Para uma empresa vender um bem intangível é
necessário entender que hoje não é mais o vendedor que vende, mas é o cliente
que compra desde que as contingências de compra sejam bem administradas pelo
vendedor.
Nesse sentido, o processo começa no recrutamento e
na seleção da força de vendas. O perfil profissional dos vendedores deve
contemplar – entre outras coisas – agilidade de raciocínio, grande habilidade
em persuasão, conhecimentos técnicos e atendimento pós-venda.
Em termos de mercado espera-se que eles (as) saibam
observar a concorrência, buscar novos clientes, sugerir novos tipos de serviços
e servir como consultores aos clientes.
Em decorrência disso exige-se que os vendedores de
serviços sejam constantemente treinados, a fim de poderem identificar as
necessidades de seus clientes, detectando problemas e propondo soluções.
O treinamento deve ser orientado para suprir as
deficiências sobre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes dos
vendedores. Sendo assim, os programas de treinamento devem melhorar o
desempenho dos vendedores quanto ao conhecimento:
·
Das
Necessidades dos Clientes.
·
Dos
Procedimentos de Venda.
·
Do
Mercado em Que Atuam.
·
Dos
Serviços Ofertados.
·
Da
Empresa.
Em relação às habilidades, o
treinamento pode ajudar:
·
A
reconhecer os sinais de compras emitidos pelos clientes.
·
Em como
vencer as objeções dos clientes
·
Na
argumentação de vendas.
·
Abordar
os clientes.
·
Fechar a
venda.
Quanto às atitudes, um bom programa de
treinamento deve ter como objetivo principal tornar os vendedores mais
colaborativos, mais cordiais e empáticos com os clientes. Ou seja, criar a atitude
servir e prestar serviços.
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
Autor
desconhecido
Nenhum comentário:
Postar um comentário