Após alguns anos ministrando aulas em várias
Universidades às vezes me surpreendo pensando em como a sala de aula é
um verdadeiro laboratório de aprendizagem – tanto para os alunos quanto para os
próprios docentes. Dia desses surpreendi um aluno meio cabisbaixo na sala e
perguntei-lhe a razão:
– Professor
estou chateado. Imagine o senhor que outro dia, ao passar pela sala do Gerente
da empresa em que trabalho eu o surpreendi com os pés sobre a mesa, mãos atrás
da cabeça e pensando, professor!!! Exclamou indignado.
Parafraseando Henri Ford respondi-lhe que pensar era uma das mais árduas tarefas
empresariais e que, por isso mesmo, talvez existissem poucos gerentes
eficazes. Mostrei a ele que existem basicamente três tipos de funcionários numa
empresa:
·
Os Funcionários Operacionais: São aqueles que operacionalizam
os processos. São os funcionários “de linha”; ou seja, estão na linha de
frente da organização. Eles executam as tarefas que já foram definidas pela
empresa e não criam novas tarefas. São os vendedores, os operários, fiscais,
atendentes etc.
·
Os Funcionários Táticos: Esses trabalhadores elaboram as
operações que deverão ser realizadas pelos operacionais. Ou seja, eles ouvem os
diretores, interpretam suas ideias e elaboram as operações que deverão ser cumpridas
pelos operacionais. Para realizar esse tipo de trabalho eles devem –
principalmente – saber pensar, pois além de entender o que os diretores querem
(árdua tarefa) eles precisam LIDERAR os operacionais a fim de executarem essas
tarefas. São os funcionários que ocupam cargos gerenciais como gerentes, encarregados,
supervisores etc.
·
Os Funcionários Estratégicos: São aqueles que utilizam seu
talento para planejar o futuro da organização. Esses funcionários devem saber
pensar estrategicamente; ou seja, em médio e / ou longo prazo. São os
presidentes das empresas, os diretores, superintendentes, etc.
Dentro das organizações, muitos funcionários pensam
como aquele aluno e não é raro observar até mesmo alguns Gerentes e Diretores
se envergonharem de serem flagrados em suas mesas, aparentemente fazendo NADA.
E muitos empresários – talvez a maioria – não reservam tempo em suas agendas
para uma reflexão tranquila e serena.
Poucos são os que dedicam uma ou duas tardes por
semana à leitura e um pouco de reflexão. Muitos gestores são levados ao sabor
dos acontecimentos e se satisfazem em tomar decisões apressadas o dia todo, em
qualquer assunto que o dia lhes apresente.
Ao assumir a presidência do maior banco americano,
Frank Vanderlip foi perguntado por um repórter como ele encontrava tempo para
pensar, uma vez que o seu dia-a-dia era repleto de reuniões e compromissos: – Como você pode observar, aqui no banco eu
não tenho tempo para reflexões e por isso eu o faço em casa ou em ocasiões em
que seja obrigado a ficar completamente isolado.
O Sr. Harriman – que durante décadas foi presidente
da maior empresa ferroviária dos EUA – declarou uma vez que gostava de aparecer
nas agências sem ser anunciado, a fim de encontrar alguns de seus executivos
com os pés sobre a mesa aparentemente fazendo nada. Ele pressupunha que o
gestor estivesse pensando.
Sendo assim, devemos refletir sobre algo bem
simples: – todo o nosso sucesso se origina do pensamento e, não apenas o
sucesso, mas TUDO o mais surge primeiro sob a forma de pensamento na mente
humana. Portanto, devemos considerar que PENSAR é a matéria-prima do qual é
feito o sucesso, pois isso nos influenciará a planejar nossos dias e semanas e
a reservar mais tempo para uma reflexão tranquila, serena e sem remorsos.
Pense nisto e reserve um tempo para você esta semana...
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