Você
provavelmente já ouviu o termo "estratégia de negócios", utilizado no
local de trabalho. Mas o que é estratégia, exatamente? E
você está ciente de que você precisa de diferentes tipos de estratégia em
diferentes níveis dentro de sua organização?
Neste
artigo, estamos olhando para algumas definições comuns de
estratégia. Iremos nos concentrar em três níveis estratégicos - estratégia corporativa, estratégia de unidade de negócios e estratégia de equipe - e vamos olhar
para algumas das principais ferramentas e modelos associados a cada área.
O que é Estratégia?
Estratégia
foi estudada durante anos por líderes empresariais e pelos teóricos de
negócios. No entanto, não há uma resposta definitiva sobre qual a
estratégia realmente é.
Uma
razão para isso é que as pessoas pensam sobre estratégia de maneiras
diferentes.
Por
exemplo, algumas pessoas acreditam que você deve analisar o presente com cuidado,
antecipar as mudanças em seu mercado ou indústria, e, a partir disso, planejar
como você vai ter sucesso no futuro. Enquanto isso, os outros pensam que o
futuro é muito difícil de prever, e eles preferem a evoluir suas estratégias
organicamente.
Gerry
Johnson e Kevan Scholes, autores de "Exploring
Corporate Strategy", dizem que a estratégia determina o sentido e o
alcance de uma organização, a longo prazo, e eles dizem que este deve
determinar como os recursos devem ser configurado para atender às necessidades
dos mercados e as partes interessadas.
Michael
Porter, especialista em estratégia e professor da Harvard Business School,
enfatiza a necessidade de estratégia para definir e comunicar posição única de
uma organização, e diz que ele deve determinar como recursos organizacionais,
habilidades e competências devem ser combinados para criar uma vantagem
competitiva.
Embora
sempre haja algum elemento evoluído de estratégia, acreditamos que o
planejamento para o sucesso no mercado é importante; e que, para tirar o
máximo partido das oportunidades abertas para eles, as organizações precisam
antecipar e se preparar para o futuro a todos os níveis.
Por
exemplo, muitas organizações bem-sucedidas e produtivas têm uma estratégia
corporativa para orientar a imagem grande. Cada unidade de negócios dentro
da organização tem então uma estratégia de unidade de negócios, o que seus
líderes usam para determinar como eles irão competir em seus mercados
individuais.
Por
sua vez, cada equipe deve ter a sua própria estratégia para garantir que as
suas atividades do dia-a-dia ajudam a mover a organização na direção certa.
Em
cada nível, no entanto, uma definição simples de estratégia pode ser: "Determinar como é que vamos para
vencer no período que se avizinha."
Vamos
agora olhar mais profundamente em cada nível de estratégia - corporativo, unidade de negócios e da equipe.
Estratégia Empresarial
No
mundo dos negócios, estratégia corporativa refere-se à estratégia geral de uma
organização que é composta de várias unidades de negócios, operando em vários
mercados. Ele determina como a corporação como um todo apoia e aumenta o
valor das unidades de negócio dentro dele; e ele responde à pergunta:
"Como é que vamos estruturar o
negócio como um todo, de modo que todas as suas partes criem mais valor em
conjunto do que seria individualmente?"
As
empresas podem fazer isso através da construção de fortes competências
internas, através da partilha de tecnologias e recursos entre as unidades de
negócio, através do aumento de capital de forma rentável, desenvolvendo e
alimentando uma marca corporativa forte, e assim por diante.
Assim,
a este nível de estratégia, estamos preocupados com a pensar em como as
unidades de negócios dentro da empresa deve se encaixam, e entender como os
recursos devem ser mobilizados para criar o maior valor
possível. Ferramentas como Estratégias
de Porter, Matriz Boston, Matriz ADL e outras, irão ajudar a análise e o
planejamento de alto nível.
O projeto da
organização é outro fator estratégico importante que precisa
ser considerado a este nível. Como você estrutura o seu negócio, a sua
equipe, e de outros recursos - tudo isso afeta a vantagem competitiva e pode
suportar seus objetivos estratégicos.
Estratégia da Unidade de Negócios
Estratégia
ao nível da unidade de negócios está preocupada em competir com sucesso em mercados
individuais. Responde a questão: "Como
é que vamos ganhar neste mercado?" No entanto, esta estratégia
deve estar ligada aos objetivos identificados na estratégia de nível corporativo.
A
análise da concorrência, incluindo a coleta de inteligência competitiva, é um ótimo ponto de partida para o
desenvolvimento de uma estratégia de unidade de negócio. Como parte deste,
é importante pensar sobre suas competências
essenciais, e como você poderá usá-las para atender às necessidades de seus
clientes da melhor forma possível. De lá, você pode usar a Análise USP para entender como reforçar
a sua posição competitiva.
Você
também vai querer explorar as suas opções para a criação e exploração de novas
oportunidades. As Cinco Forças de
Portes é uma ferramenta imprescindível para este processo, enquanto
uma Análise de SWOT irá ajudá-lo
a compreender e lidar com as oportunidades e ameaças em seu mercado.
Sua
estratégia de unidade de negócio será mais visível dentro de cada área de
negócio. As pessoas que trabalham dentro de cada unidade devem ser capaz
de desenhar ligações diretas entre essa estratégia e o trabalho que eles estão
fazendo. Quando as pessoas entendem como eles podem ajudar a sua unidade
de negócios a "vencer", você tem a base para uma força de trabalho
altamente produtiva e motivada. Como tal, é importante que haja uma
definição clara da missão, visão e
valores da unidade de negócios.
Estratégia da Equipe
Para
executar suas estratégias corporativas e unidades de negócio com sucesso, você
precisa que equipes de toda a sua organização trabalharem juntas. Cada uma
dessas equipes tem uma contribuição diferente para fazer, o que significa que
cada equipe precisa ter sua própria estratégia em nível de equipe, por mais
simples que seja.
Esta
estratégia equipe deve levar diretamente para a realização da unidade de
negócios e estratégias corporativas, o que significa que todos os níveis de
apoio estratégia reforçarão uns aos outros para garantir que a organização seja
bem sucedida.
Este
é o lugar ideal para definir efeitos e limites, utilizando, por exemplo, o da
equipe, um charter equipe, e para
gerenciá-lo usando técnicas como, por exemplo, a Gestão por Objetivos e uso de indicadores-chave de desempenho.
Você
precisa estar trabalhando de forma eficiente para atingir os objetivos
estratégicos que foram definidos em níveis mais altos da
organização; assim, um elemento importante da sua estratégia de equipe é o
de implementar as melhores práticas para ajudar a sua equipe a atingir os seus
objetivos. Atividades que otimizam a gestão de fornecedores, qualidade e excelência operacional também
são fatores importantes na criação e execução de uma estratégia de equipe
eficaz.
Lições Aprendidas
- Estratégia pode ser difícil de
definir, mas uma boa definição é: "Determinar como é que vai ganhar no futuro próximo."
- Nos negócios, existem diferentes
níveis de estratégia. Cada uma delas tem um foco diferente, e precisa
de diferentes ferramentas e habilidades.
- Estratégia empresarial centra-se
na organização como um todo, enquanto a estratégia da unidade de negócios
se concentra em uma unidade de negócios individual ou de mercado.
- Finalmente, a estratégia da equipe
identifica como uma equipe vai ajudar a organização a atingir suas metas e
objetivos gerais.
Pense
nisto e tenha uma ótima semana!
Fonte:
Artigo adaptado pelo Prof.A.Marins - de Club Mind Tools - www.mindtools.com
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