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segunda-feira, 5 de março de 2018

VOCÊ CONHECE O MODELO ADKAR?


Prof.A.Marins

A mudança organizacional geralmente se encontra com a resistência dos funcionários. O Modelo ADKAR é uma ferramenta de gerenciamento de mudanças para ajudar a identificar porque a mudança é difícil e porque algumas mudanças são bem sucedidas enquanto outras não saem do papel.

O nome ADKAR é um acrônimo baseado em cinco blocos de construção que fazem mudanças bem-sucedidas. Em representam: Awareness - Consciência, Desire -Desejo, Knowledge - Conhecimento, Ability - Capacidade e Reinforcement - Reforço.


O modelo foi desenvolvido por Jeff Hiatt, em 2003, e foi introduzido como uma ferramenta prática da Prosci, um renomado centro de consultoria e aprendizagem de gerenciamento de mudanças. O modelo destina-se principalmente a ser uma ferramenta de treinamento e gerenciamento de mudanças para ajudar e auxiliar os colaboradores através de processo de mudança dentro da organização.

Construção de conscientização

Jeff Hiatt
Todos os cinco elementos do Modelo ADKAR são sequenciais. Ao trazer mudanças, é importante que todos entendam o motivo da mudança à medida que a reação natural dos colaboradores é resistir à mudança. É por isto que as pessoas precisam ser conscientes da necessidade de mudança. A pré-condição para a implementação da mudança é um conhecimento sólido e extenso. Aprender novas habilidades e direção para um comportamento diferente são partes disso. Após a mudança ter sido implementada, é necessário que esta mudança seja mantida para evitar um lapso ou retorno ao comportamento anterior.


Os cinco blocos de construção do Modelo ADKAR

O modelo desenvolve os cinco blocos de construção para alcançar o gerenciamento de mudança bem sucedido. São eles:

  1. Consciência – Os colaboradores devem estar conscientes da necessidade de mudança.
  2. Desejo – Os colaboradores devem ter o desejo de participar e apoiar plenamente a mudança.
  3. Conhecimento – Ao reunir conhecimento sobre o processo de mudança, o objetivo (final) da mudança se tornará claro para os colaboradores.
  4. Habilidade – Devido à capacidade de aprender novas habilidades e gerenciar o comportamento, a mudança é aceita.
  5. Reforço – O reforço para sustentar a mudança deixa claro para todos os colaboradores que não há retorno.
Duas dimensões

A mudança ocorre em duas dimensões: organização e colaboradores. Ela só pode ser bem sucedida se a ocorrência ocorrer simultaneamente nas duas dimensões. Se a estagnação se encontra em um dos blocos de construção no Modelo ADKAR, é aconselhável agir em relação a este elemento, pois ela enfoca o elemento com maior chance de sucesso.


O Modelo ADKAR não apenas ajuda a determinar antecipadamente quais etapas devem ser tomadas para alcançar o objetivo certo, mas também identificar porque as mudanças não foram bem sucedidas. Esta avaliação é valiosa porque pode ajudar a realizar mudanças ou ajustes.

Pense nisto e tenha uma ótima semana!

Fonte: Mulder, P. – Modelo ADKAR de Jeff Hiatt

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