Qual
o segredo para uma gestão de sucesso? Segundo a FNQ (Fundação Nacional da
Qualidade) a resposta está em um conjunto de boas práticas que ajuda as empresas
a melhorar seus resultados e a sua produtividade.
De
acordo com a FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), são 13 os fundamentos que
funcionam como regras básicas que podem ser traduzidas como um manual prático
da gestão. Época NEGÓCIOS teve acesso ao documento e revela a seguir cada um
deles. Confira:
A
organização precisa compreender as relações de interdependência de seus diversos
componentes, bem como da organização e o ambiente externo. A forma com que essas
relações são gerenciadas e afetam positiva ou negativamente a busca dos
resultados de competitividade e sustentabilidade da organização.
2. Compreenda
seu papel dentro de uma rede de relacionamentos
Toda
organização faz parte de uma rede formal ou informal de relacionamentos, em que
ocorre a cooperação entre empresas ou indivíduos com interesses comuns e competências
complementares, como clientes, parceiros, fornecedores, colaboradores, entre
outros membros da sociedade. É fundamental entender seu papel dentro dessas redes
e gerir os relacionamentos visando harmonizar todos os aspectos de incompatibilidade.
3. Promova
o aprendizado coletivo com o conhecimento compartilhado
Um
bom gestor deve estimular o avanço do conhecimento organizacional por meio da
percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.
A
organização deve buscar o aprendizado participativo e o conhecimento compartilhado.
A gestão do conhecimento valoriza e perpetua os ativos intangíveis geradores de
diferenciais.
4. A
competitividade depende da criatividade e da inovação
É
importante que se promova um ambiente favorável à geração, experimentação e implementação
de novas ideias que possam trazer um diferencial competitivo para a organização,
com desenvolvimento sustentável.
5. A
adaptação ao novo deve ser uma meta
É
fundamental que a empresa se adapte às novas demandas tanto do ambiente em que
está inserida quanto das partes interessadas. Essa ação exige uma maior agilidade
por parte das organizações, visando aos processos simples, flexíveis e rápidos,
à assimilação de mudanças e à implementação de ajustes e contrapartidas.
6. O
líder deve dar o exemplo
O
líder precisa atuar de forma aberta, democrática e ativa, incentivando a cultura
da excelência entre todas as partes interessadas, a promoção de relações de
qualidade e a proteção dos interesses da organização. Inspirador e motivador,
ele deve disseminar, entre os colaboradores, os valores da organização, além de
ser responsável pela preparação de novos líderes.
7. Equilibre
planos a curto e longo prazos
É
fundamental que se identifiquem os fatores que afetam a organização, seu ecossistema
e o ambiente externo, assegurando a realização de estratégias apropriadas, que
tragam resultados no presente sem comprometer o sucesso no longo prazo.
8. Conhecimento
sobre clientes e mercados
É
necessário que a organização entenda as necessidades, as expectativas e os comportamentos
de seus clientes e do mercado como um todo, visando à criação de valor de forma
sustentável e, consequentemente, com foco na competitividade.
9. Seja
socialmente responsável dentro e fora da organização
A
empresa precisa primar pela relação ética e transparente com todos os públicos
com os quais se relaciona, bem como responder pelos impactos sociais e ambientais
de suas decisões e atividades e inserir-se no desenvolvimento sustentável da
sociedade, por meio da preservação de recursos ambientais e culturais para
gerações futuras, do respeito à diversidade e da promoção da redução das desigualdades
sociais como parte da estratégia da organização.
10. Incentive,
respeite e valorize colaboradores
A
empresa precisa criar condições para que as pessoas se realizem profissional e
pessoalmente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, do desenvolvimento
de competências e de espaços para empreender. Também é importante valorizar a
cultura organizacional para que essa seja guiada por valores, costumes e comportamentos
que fortaleçam a excelência da gestão.
11. Tome
decisões com base em indicadores
As
decisões geradas em uma organização são baseadas nas informações recebidas. É importante
que elas sejam consistentes, aumentando, assim, a possibilidade de tomada de
decisões mais eficazes. O uso correto de indicadores, medições e análise de
dados auxilia o processo.
12. Saiba
quais processos geram valor na organização
A
organização, por meio dos seus gestores, deve conhecer e segmentar o conjunto
de processos que agregam valor para os clientes e as partes interessadas. É
importante configurar processos em unidades facilmente gerenciáveis e estabelecer
seus padrões para atender aos requisitos de desempenho.
13. Estabeleça
metas entre seus públicos e meça os resultados
Para
alcançar resultados positivos, uma organização precisa gerar valor para suas partes
interessadas. Sendo assim, é fundamental estabelecer compromissos e metas de
acordo com a satisfação das partes interessadas. Para entender se o caminho
está correto, as organizações devem monitorar seus resultados, comparando-se
com a concorrência ou empresas que são referência do setor.
Pense
nisto e tenha uma ótima semana!
Fonte: FNQ – Fundação Nacional da Qualidade – www.fnq.org.br
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