Ética: esse é um dos
assuntos mais discutidos atualmente. São muitos os escândalos que envolvem
a falta de ética empresarial e política. Estampando, diariamente, revistas,
jornais e noticiários por todo o país.
Muitos deixaram de votar por
desacreditar nos políticos, principalmente, pela falta de ética em suas
atitudes. Diante de uma situação como essa, como ficam as imagens das
organizações?
O significado de ética
A ética é a parte da filosofia dedicada aos
assuntos morais. Palavra derivada do grego, ela significa “aquilo que pertence ao caráter”.
Para facilitar a sua compreensão, traremos este conceito para o nosso
cotidiano. Basta examinar as condutas que você adota no dia a dia. Ou a de
outros profissionais como um jornalista, um advogado ou um político. Os
comportamentos identificados se referem à ética.
Algumas pessoas confundem a ética com as leis
que regem nossas vidas. As
leis usam princípios éticos para serem estabelecidas. Quem
não as cumprir pode sofrer sanções. Já a ética não faz com que indivíduos sejam
compelidos pelos demais ou o Estado por desobediência às normas éticas que
regem nossa sociedade.
Isso já não acontece dentro das organizações
públicas ou privadas, quando estas são estabelecidas e as empresas podem cobrar
dos seus por obediência. É o que podemos chamar de ética empresarial.
A ética empresarial
Agora que você assimilou mais sobre o
conceito de ética, vamos aprofundá-lo em relação às organizações empresariais. A ética empresarial determina a moral e a
conduta dentro das empresas.
Quando uma organização entra no mercado,
independentemente do porte dela, ela deve seguir alguns conceitos relacionados
à ética empresarial. Antigamente, este termo era algo incomum. A atividade empresarial
estava associada à eficácia dos processos e aos resultados financeiros que eles
poderiam trazer.
A postura ética adotada por empresários e
profissionais que trabalhavam para as organizações era algo implícito, que
estava vinculado à formação de cada um.
A ética empresarial está relacionada aos
valores morais e éticos de uma empresa dentro do seu ramo de atuação, assim
como diante de seus clientes e concorrentes. Os valores dela são os mesmos que
regem a ética como um todo e a conduta dos relacionamentos no meio social.
O impacto da ética em uma empresa
Quando uma organização adota e aplica a ética
em seus princípios básicos, ela desenvolve potencial
para crescer de maneira sustentável. Ela é vista pelos clientes
como uma empresa séria e que tem responsabilidade.
As organizações que desrespeitam seus
consumidores, fazem propagandas enganosas ou ofertas falsas — principalmente,
com o intuito de ganhar dinheiro mais rapidamente — são condenadas ao fracasso.
O sucesso dessas organizações costuma ser passageiro e, da mesma forma que ela
cresceu, ela encolhe até desaparecer.
Dentro da organização, a ética empresarial fomenta
boas relações tanto entre os próprios colaboradores quanto em relação aos
clientes. O relacionamento entre todos passa a ser mais claro, tornando-se
agradável para todos os níveis.
Atualmente, no mundo corporativo, a ética empresarial passou a ser vista como
meta essencial a ser alcançada. O cultivo dela dentro das
organizações passou a ser tratado com tanta importância quanto os resultados,
sucesso financeiro, inovação e excelência.
Para que a seriedade dos propósitos e a
transparência na administração das empresas ficassem em evidência, gestores e
colaboradores passaram a identificar os valores e a missão das empresas para o
qual atuam. É por meio desse mecanismo que a ética de cada organização passou a
ser vista de forma mais clara.
Problemas relacionados com as atitudes das
empresas e que foram vistas pela população de modo geral como ilegais —
montadoras de carros que adulteram o modelo de testes para melhorar sua
performance, por exemplo —, fizeram o mercado refletir diante de uma profunda
transformação que era necessária: a da cultura das empresas.
A cultura de cada empresa passou a focar no
comportamento ético para afastar a desconfiança e a descrença em relação aos
escândalos que afetaram a imagem de uma série de empresas que tiveram
problemas.
Líderes e liderados diante da ética empresarial
A ética empresarial também deve fazer parte
das rotinas de líderes e liderados. O bom líder sabe lidar com todas as situações de
uma maneira coerente. Sempre agindo com responsabilidade e seguindo as normas
da empresa.
Para que todos os colaboradores possam agir
em conformidade com o código de ética da empresa, esta necessita criar e
divulgar as regras. Elas devem promover o desenvolvimento interno em
relação ao meio social, aos clientes e o relacionamento entre líderes e liderados.
Quando se cria um código de ética empresarial,
todos os colaboradores, sem exceção, devem conhecer o conteúdo, valor e os
significados presentes no documento. O
objetivo é diminuir problemas com direitos humanos, impactos ambientais e governança
corporativa.
A relação entre a responsabilidade social e a
ética empresarial
Entre os valores que o código de ética
empresarial de uma organização deve ter, precisamos encontrar a responsabilidade
social. A empresa que deseja ser vista com bons olhos pelo mercado,
funcionários, clientes e o público de uma forma geral necessita ter um senso de
responsabilidade social.
O interesse pela solução de problemas sociais
pode ser demonstrado por meio de programas, cujo objetivo é beneficiar a população local.
Isso pode ser feito com ações que promovam a cultura, a preservação do meio
ambiente e o acesso da comunidade à educação. A empresa que tem um engajamento
em prol da responsabilidade social consegue crescer e se desenvolver junto à
sociedade.
Habilidades gerenciais e a ética
A ética empresarial está presente nas habilidades e competências dos executivos atuais, como a gestão, a liderança, a negociação, a comunicação
e a inovação. Por esse motivo,
é importante fazer uma reciclagem que atualize suas habilidades em gestão
empresarial, inovação e visão estratégica, técnicas de negociação e coaching. Mantendo-se
atualizado profissionalmente, você consegue revolucionar sua carreira.
Quer saber como desenvolver competências para
melhorar a ética empresarial na sua organização? Entre em contato com o
Prof.A.Marins, sem compromisso. – antomar.marins@gmail.com
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
Fonte: BLB Brasil - www.blbbrasil.com.br
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