A competitividade no mercado atual é crescente – para obter
destaque, é fundamental que os gestores sejam altamente estratégicos nas e para
as organizações. Nesse sentido, o conceito “gestão estratégica” deve permear
quem almeja o sucesso, independentemente da área ou das atividades que
desenvolve. Mas você sabe o que de fato é a gestão estratégica nas corporações
e sua importância para o desempenho de negócios de todos os setores e portes no
mercado? Confira no nosso post de hoje!
O que é gestão estratégica
Apesar de ser bastante confundida com o planejamento estratégico, a
gestão estratégica compreende uma série de táticas de avaliação, gestão e
respectivas ferramentas para auxiliar a tomada de decisões corporativas de
forma, é claro, estratégica. Ou seja, para obter melhores resultados, os
gestores devem se nortear por passos e etapas que contemplem o diagnóstico de
situações, o envolvimento da alta gestão nas decisões empresariais, a definição
de prioridades e ainda uma visão a longo prazo que englobe observação,
acompanhamento, questionamentos e demais questões que auxiliem na identificação
de riscos e oportunidades para a definição de ações estratégicas.
Em resumo, a gestão estratégica possui três atividades principais
que compõem o processo: análise, formulação e implementação.
A gestão estratégica nas corporações
Em tempos de grande competitividade mercadológica, é indispensável
aos gestores estarem munidos de informações para que seja possível tomar decisões
assertivas para os negócios, conforme a estratégia da empresa. Contudo, para
compreender melhor a importância da gestão estratégica, é preciso, antes de
tudo, entender o conceito de estratégia.
Estratégia: uma conceituação
O termo “estratégia” pode ser definido como uma série de elementos e
recursos utilizados para alcançar os objetivos pretendidos. Ele está alinhado a
uma visão futurista em relação às empresas e, por isso, tem como foco o
diferencial competitivo em busca do crescimento empresarial. Ou seja, a
estratégia se refere ao modo como as ações são pensadas, implementadas e
gerenciadas, não onde se quer chegar (o objetivo em si).
Estratégias pretendidas versus realizadas
Quando se trata da gestão estratégica nas empresas, é imprescindível
o discernimento entre a pretendida e a realizada. A primeira trata do que é
definido pelos gestores para alcançar os objetivos definidos. A segunda, por
sua vez, diz respeito às estratégias que de fato foram realizadas para a
obtenção dos resultados almejados.
A importância de uma
gestão estratégica para o sucesso das empresas no mercado atual
Guiar a sua empresa através de uma gestão estratégica compreende na definição das melhores ações táticas para conduzir os negócios ao sucesso. Diante das diversas opções que seu cliente possui no dia a dia, é preciso lançar mão de um posicionamento estratégico para a geração de valor, em vez de focar apenas na redução dos custos finais para ele. Afinal, o fator preço é visto como indispensável apenas às commodities. No que tange ao mercado, é mais interessante e relevante basear-se em diferenciais competitivos a fim de gerar valor a ser entregue ao consumidor.
Ao utilizar informações reais do negócio para analisar, formular e
implementar ações, as chances de diferenciar a sua empresa no mercado ao tomar
ações mais certeiras é significativamente maior. Com isso, você saberá
exatamente quais artifícios utilizar para gerar valor ao seu consumidor final
e, assim, alcançar os objetivos do negócio.
Autor: Hayala Curto
– Coordenador de Cursos de
Graduação da Faculdade COTEMIG – http://netproject.com.br/
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