Obter resultados financeiros
positivos é o que toda empresa busca, ainda mais em época de crise. A equação “lucro = faturamento –
gastos” precisa ser positiva e a
maneira mais comum para isso é fazer com que o faturamento seja maior que os
gastos da empresa. Mas muitos
empresários não sabem que é possível trabalhar um terceiro elemento da equação:
os gastos, ou seja, os custos e as
despesas (matérias-primas, insumos, energia elétrica, salários e encargos e
materiais de escritório, por exemplo).
Se os gastos diminuírem, ainda
que o faturamento se mantenha, o lucro aumentará. Contudo, é preciso fazer isso
com muita atenção e estratégia. Decisões aleatórias, como cortes de pessoal e
diminuição na qualidade do produto,
podem até reduzir custos, assim como pressionar fornecedores nas condições de
pagamento e margem, mas elas provavelmente impactam também a entrega de valor
ao cliente, e de maneira negativa, resultando em queda do faturamento.
Pensando nisso, o Sebrae preparou
uma cartilha para apoiar as micro e pequenas empresas a identificar e eliminar gastos
desnecessários, para diminuir os custos, tornar a empresa mais “enxuta”, eficaz
e competitiva, e entregar mais valor ao cliente. “Desperdícios geram
custos e tomam tempo, além de não agregarem valor ao que está sendo produzido,
do ponto de vista do cliente. Portanto,
devem ser eliminados”. “Para que os
desperdícios sejam efetivamente eliminados ou reduzidos, é preciso
identificá-los, mensurá-los, determinar Planos de Ação para sua redução ou
eliminação e designar um responsável por implementar o plano. Diminuir gastos
parece complicado, mas há como facilitar esse processo”.
A publicação, baseada na
filosofia de gestão empresarial lean,
que nasceu do Sistema Toyota de Produção,
identifica sete desperdícios da produção e dá dicas para o empresário eliminar
cada um deles. Embora esses desperdícios tenham sido identificados na produção
de automóveis, eles valem
para outros tipos de negócios de
todos os setores da economia: comércio, serviços, indústria e agronegócios.
A mesma publicação está disponível com casos direcionados para os segmentos de
saúde, alimentação fora do lar e serviços automotivos. Confira as sete dicas do
Sebrae:
1. Elimine defeitos na produção
Produtos, serviços e informações com defeitos geram
mais custos para a empresa devido ao retrabalho. Afinal, serão exigidos mais
tempo de profissionais, mais tempo de equipamentos e programação da produção,
mais materiais e insumos, além da necessidade de gestão dos produtos
descartados. Em um hospital, por exemplo, trata-se de resultados de exames
falhos ou incompletos ou a ministração de medicamentos de forma errônea ou fora
dos períodos determinados. Na oficina mecânica, é o caso de automóveis entregues
aos clientes com serviços falhos ou não realizados. Isso pode ser causado por
processos deficientes, baixa qualidade dos ingredientes e materiais ou baixa
qualificação dos profissionais.
Por isso, defina procedimentos para operação de cada equipamento, padronize
algumas atividades e busque sempre a melhoria contínua dos processos.
2. Produza só o necessário, quando for preciso, sem
exagero
A superprodução pode ser a pior forma de
desperdício, pois contribui diretamente para que as demais formas ocorram. O
fato de uma empresa produzir mais do que consegue vender é considerado
desperdício, pois tempo e recursos (materiais, insumos, equipamentos e pessoal)
estão sendo alocados muito previamente ao necessário, gerando estoques excessivos,
que implicam mobilização de ativos. O problema pode ser causado por capacidade
excessiva de equipamentos ou de pessoal, falta de padrão dos produtos e até
política da empresa de incentivo por metas de produção. Assim, planeje a
produção conforme a demanda real, não para o estoque.
Mantenha o estoque no menor nível possível
Quando se compra demais (além da capacidade de
produção ou venda), ou se produz demais (além da capacidade de venda), os
produtos se acumulam e formam estoques excessivos, que podem, eventualmente,
ser perdidos por validade, armazenagem inadequada ou qualquer outro motivo.
Além de implicar aumento de custos, o estoque demasiado exige maior espaço de
armazenagem e esforço de gestão. Estoque excessivo
significa dinheiro parado! Por isso, planeje cuidadosamente as compras e a
produção, de maneira que elas aconteçam com eficiência e conforme a demanda e
tenha estatísticas confiáveis de vendas e controle de estoque, a fim de ajustá-las.
Evite a espera desnecessária
O tempo que as pessoas ou os equipamentos ficam
desnecessariamente ociosos ou são obrigados a esperar pela próxima ação é
considerado desperdício. Essa improdutividade impacta negativamente os custos
da empresa e deve ser evitada. O fluxo contínuo em um processo minimiza
consideravelmente a espera. É a espera dos profissionais por ferramentas ou
equipamentos para poder trabalhar, por exemplo, ou equipe da cozinha de um restaurante
aguardando o pedido chegar, que demora pelas interrupções no trajeto do garçom.
Planeje os processos para acontecerem em um fluxo contínuo.
Faça o transporte adequado de insumos
Se equipamentos, insumos, materiais ou qualquer
outro recurso é movimentado de um local para outro, desnecessariamente ou de
maneira ineficiente, cria-se o desperdício de transporte. A situação pode ser
piorada, considerando que no transporte pode haver perdas e danos. Nada disso
entrega valor ao serviço que está sendo prestado ao cliente. Pode ser, por
exemplo, o envio de insumos, materiais ou informações para o local errado ou no
momento equivocado. Isso pode ser causado por, entre outros motivos,
fornecedores distantes ou trajetos ou processos ineficientes.
Organize o ambiente de trabalho
O desperdício de movimentação atrasa o trabalho e
interrompe o fluxo de atividades. Além de implicar, muitas vezes, em mais
custos, resultam também em baixa eficiência e desempenho enfraquecido dos
profissionais. São movimentos corporais desnecessários, como flexionar, elevar
ou abaixar para alcançar insumos ou ferramentas causados, muitas vezes, por
desorganização no ambiente de trabalho. Em um restaurante, por exemplo, o
deslocamento excessivo dos profissionais da cozinha para executar suas
atividades durante a preparação dos alimentos, quando os ingredientes, os
equipamentos e os utensílios estão afastados uns dos outros. Mantenha o
ambiente de trabalho sempre limpo e organizado, apenas com os materiais e os
equipamentos necessários para o processo.
Acabe com desperdícios de processamento
Os procedimentos adicionais devem agregar valor ao
que se entregará ao cliente; caso contrário, devem ser dispensados. Entregue
mais valor ao cliente, mas sem desperdícios no processamento, ou seja, aqueles
resultantes de processos que não agregam valor. Como o caso de serviços
prestados além do solicitado e aprovado pelo cliente, com a geração de custos.
É preciso identificar as atividades que afetam negativamente a produtividade e
o custo de produção e eliminar o impacto dessas atividades.
Se você desejar saber como
eliminar o desperdício na sua empresa, converse com o Prof.A.Marins – antomar.marins@gmail.com – sem
compromisso.
Leia o E-book do Prof.A.Marins “Housekeeping –
Eliminando o Desperdício com 5’S” – Editora Saraiva. Klic no livro neste blog,
adquire o livro e o receba em sua casa ou empresa.
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
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