Um empreendimento de varejo de moda, como qualquer outro, exige que uma
série de ações seja executada rotineiramente para garantir o sucesso da
iniciativa. Não por acaso, novas práticas em administração têm apontado a
gestão integrada como um diferencial para fortalecer a empresa.
O que é
A gestão integrada pode ser definida como um modo de associar processos
e procedimentos gerenciais. Isso significa que as os aspectos importantes para
o sucesso de um varejo no segmento de moda devem ser pensados de maneira
articulada. De nada adianta, por exemplo, o empresário saber gerenciar o
estoque, mas não ter noções mínimas de estratégia de venda. Da mesma forma, não
lhe será útil ter produtos de alta qualidade, se o seu atendimento ao cliente
apresenta grandes falhas.
Gerindo os processos e fatores de seu empreendimento de maneira
conjunta, o empresário otimiza seus recursos e tem mais chances de sucesso.
Como fazer
Para realizar uma gestão que considere todos os processos da empresa, o
varejista deve, primeiramente, identificar as rotinas de seu empreendimento.
Por exemplo, se a partir de uma pesquisa de mercado ficar constatado que
o público-alvo da empresa é a classe C, as peças que serão adquiridas devem
contemplar suas demandas. O planejamento de marketing e comunicação também deve
voltar-se para esse público.
O aspecto financeiro também deve ser considerado. Suponhamos que, ao
analisar as finanças, o varejista identifique que as metas estabelecidas foram
superadas. Como proceder? O gestor deve analisar se há mais estoque que o
esperado e organizar, por exemplo, uma promoção, cujo período será estabelecido
com base na análise estratégica do público e das condições do mercado.
Apenas com os exemplos acima, falamos de gestão de marketing,
comunicação, estoque e finanças. Fazer uma gestão de maneira articulada
significa pensar esses fatores de acordo com uma mesma estratégia.
Fatores
Não há uma forma única de fazer gestão integrada. Cada empreendedor deve
analisar os fatores e processos próprios de sua empresa. Alguns aspectos,
entretanto, são comuns a maior parte dos varejistas de moda. Confira abaixo.
- Como comprar? o varejista de moda deve fazer o gerenciamento de estoque de acordo com suas metas de venda. Uma estratégia é o fast fashion, que é a moda que dura pouco, onde o varejista abastece sua loja de novidades semanalmente, trabalhando com estoque pequeno e muita diversidade de modelos.
- Como vender? O atendimento ao cliente com qualidade é muito importante para a venda dos produtos. O empresário deve pensar, ainda, nas formas de uso dos canais de comunicação como estratégia de venda. Confira as tendências das mídias sociais.
- Como expor? O visual e merchandising são muito importantes para a venda dos produtos do varejo de moda. Para isso, uma vitrine com boa composição de produtos é fundamental para chamar a atenção do público.
- Como promover? Ações promocionais podem ser associadas às diferentes épocas do ano. Datas comemorativas nacionais e regionais são uma excelente oportunidade para o varejista ampliar os rendimentos de seu negócio.
Confira a seguir alguns benefícios que podem ser conquistados com a
adoção de práticas de gestão integrada no varejo de moda:
- Fortalecimento da imagem da empresa: a compreensão macro dos processos internos permite minimizar os riscos e revigorar as potencialidades da empresa, inclusive para dar mais credibilidade e melhorar sua imagem;
- Maior transparência nos processos internos: como a gestão integrada é essencial para a articulação das atividades, ela também permite mais transparência para os colaboradores sobre o funcionamento da empresa;
- Integração dos objetivos da organização: os diversos setores podem articular as metas e os objetivos para executar o planejamento macro;
- Avanços na produtividade e na competitividade: entender como as rotinas articulam-se possibilita a adoção de medidas que reduzem custos e tempo de produção;
- Aceleração no cumprimento de metas: a articulação de todos esses processos favorece planejamento mais preciso, facilitando o alcance das metas estabelecidas com mais rapidez;
- Fortalecimento dos projetos de marketing e comunicação: ao ter melhor compreensão de qual o posicionamento da empresa, é possível planejar a comunicação de forma mais direcionada para o público-alvo.
Fonte:
Sebrae - http://www.sebrae.com.br
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