Ter colaboradores reconhecidos pelo seu trabalho é item básico para uma
empresa atingir um bom clima organizacional. Grande parte da responsabilidade
da motivação de um colaborador vem da própria organização, e um dos
critérios-chave no que diz respeito à motivação é a meritocracia.
Isso significa identificar aqueles que apresentam melhor desempenho e
reconhecê-los, de forma que possam impulsioná-los a alcançar resultados cada
vez melhores. Entenda os impactos da meritocracia no crescimento do seu negócio
e veja algumas dicas práticas para que você a utilize na sua empresa.
Desenvolvendo sistemas meritocráticos
Imagine que sua empresa funciona como um vídeo game. A cada fase, o
personagem tem resultados esperados e previsíveis para determinadas ações e
pode ir recolhendo pequenos prêmios pelo caminho que o mantêm seguindo em frente.
Ele pode não saber exatamente o que lhe espera ao final, mas ele sabe que deve
passar de fase se cumprir o que precisa ser feito. É assim que devemos encarar
a meritocracia: seu colaborador cresce
conforme atinge suas metas e apresenta o comportamento dentro ou acima do
esperado.
Para desenvolver sistemas meritocráticos, é preciso estabelecer com clareza
as metas, os objetivos e as virtudes necessárias e esperadas das pessoas. Uma
avaliação que determine as recompensas de um colaborador não pode ser feita de
forma subjetiva. Todos – o setor de Recursos Humanos, as lideranças e os demais
colaboradores – se envolvem no processo para entender quais são seus
entregáveis principais e o que eles esperam como fruto do seu esforço. Depois
de definidos, é preciso compartilhar esses critérios entre a organização.
Confira 3 dicas de modelos meritocráticos de grande eficácia:
1.
Planos de cargos
É preciso estabelecer com clareza quais são os
critérios para a promoção de um colaborador. Antes disso, no entanto, a organização
precisa ter um quadro de colaboradores estruturado e claro. Quais são os cargos
disponíveis e as hierarquias?
Os planos de cargos tratam, portanto, da evolução vertical que é
possível dentro da organização. Um auxiliar administrativo poderia se tornar um
administrador júnior, por exemplo, caso abram novas vagas e ele atenda as
exigências mínimas da função.
2.
Planos de salários
Nem sempre é possível deslocar colaboradores para cargos mais altos, por
mais que eles mereçam. Além disso, se isso ocorre com frequência na sua
empresa, é sinal de que a rotatividade é alta, portanto, não é um cenário
desejável. Para alimentar a motivação por meio da meritocracia, nesses casos,
são estabelecidos os planos de salários.
Ao contrário dos planos de cargos, o deslocamento ocorre de maneira horizontal.
Um administrador júnior, por exemplo, pode aumentar a sua remuneração ao ser
promovido para administrador pleno. Sua função e responsabilidades não seriam
alteradas, mas, para reter o profissional, o estimulo se dá diretamente no
salário e no seu reconhecimento.
3.
Remuneração variável
Por fim, a empresa pode estabelecer ainda sistemas de reconhecimentos e recompensas
Reco&Reco), ligadas diretamente à produtividade dos colaboradores. Exemplo
clássico são as comissões, fornecidas principalmente na área comercial, quando
os vendedores conseguem atingir as diferentes metas estabelecidas pela empresa
ou prêmios como viagens pagas pela empresa.
Além disso, há modelos como bônus, divisão de lucros ou compra de participação
na empresa. É importante deixar claro que é fundamental que todas as metas e
objetivos devem ser realizáveis, já que é a expectativa de conquista que
manterá o colaborador motivado. Metas irreais dificilmente serão perseguidas.
Competitividade e produtividade são
palavras que os empreendedores ouvem
diariamente. A grande questão é que, para atingir essas necessidades básicas, é
preciso desenvolver um trabalho interno eficaz, que permita o alinhamento entre
os objetivos empresariais e os objetivos individuais dos colaboradores.
Ao estabelecer regras e critérios claros para as recompensas internas, seja
o aumento de remuneração, ou, ainda, a promoção de um colaborador, o gestor
estará estimulando comportamentos esperados dos colaboradores, o que favorecerá
uma cultura forte dentro da organização. A meritocracia é, portanto, uma forma
de tratar honestamente os colaboradores e estimular o crescimento da sua
empresa.
Caso você já esteja nesse caminho, parabéns!
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
Fonte: Exame Abril - https://exame.abril.com.br/
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