A partir do momento
em que o mercado deixa de ser do vendedor e passa a ser do comprador, pode-se
dizer que a crise chegou a muitas empresas mal estruturadas e mal
administradas. Para superá-la e transformar problemas em oportunidades, é
necessário desenvolver um marketing básico, verdadeiro, adaptado às
necessidades tupiniquins. Justamente porque o marketing pode se tornar um dos
instrumentos mais importantes para a tomada de decisões, pois fornece informações
vitais para tais decisões.
Uma estratégia de
marketing adotada para pequenas empresas é diferente daquelas normalmente
usadas pelas grandes organizações, pois “uma pequena empresa não pode ser encarada
como tendo dimensão menor” do que uma grande empresa, ela realmente tem
personalidade própria e peculiar. A peculiaridade existente nas pequenas
empresas em relação às grandes está nos recursos humanos, que são considerados
como seu maior ativo, porém trata-se de um aspecto contraditório pela deficiência
da qualificação dos dirigentes, além de haver carência de informações de
tecnologia e de mercado.
Por isso, o grau de sucesso das pequenas empresas
depende em larga escala da habilidade de seus dirigentes em saberem aproveitar
as vantagens naturais que essas condições lhes oferecem. As condições que
concorrem para criar vantagens naturais das pequenas empresas em relação às
grandes são as seguintes:
- A distância entre produtor e consumidor final: Nas grandes empresas dificilmente os empresários conhecem
uma parcela dos consumidores, mesmo ela sendo pequena; ao passo que os
pequenos empresários têm a possibilidade de conhecer pessoalmente os seus
clientes e negociar diretamente com eles.
- Cobertura geográfica do mercado: Já que para a pequena empresa fica limitada a sua área
de influência, o seu mercado territorialmente fica reduzido, adequado à
sua capacidade de atendimento aos clientes. Quanto à distribuição física e
financeira, será compensada com a redução nos custos de transporte e de
vendas, principalmente de vendas, pois os custos de transporte poderão
correr por conta do cliente.
- Rapidez na tomada de decisões: O pequeno empresário normalmente acumula os cargos importantes da empresa, por isso conhece bem os seus produtos e tem contato com o cliente, o que é altamente positivo para poder negociar com o proprietário.
Considerando que as empresas são mais flexíveis e versáteis e que se o pequeno empresário estiver alerta em relação às reações do mercado e às ações da concorrência, tendo agilidade, poderá decidir mais rapidamente quanto aos preços, prazos de entrega, alterações na produção, atendimento de reclamações, etc. A agilidade em questão deve ser compreendida no aspecto de que o pequeno empresário, em geral, é o proprietário.
Por estar gerindo
os seus negócios, o proprietário pode decidir a qualquer momento algum tipo de
problema, acertando ou errando, mas isso é possível. Em contrapartida, nas
grandes empresas provavelmente processarão algumas consultas à hierarquia
superior e conforme a gravidade do problema poderá ser discutida em reunião, o
que demandaria maior tempo para uma solução.
Pense nisto e tenha
uma ótima semana!
Fonte: Portal Educação
- www.portaleducacao.com.br
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