Atender o desejo do cliente é o que 100 a cada 100
empresas procuram em seus produtos, afinal o cliente é quem manda e compra. O
cliente, conhecido como consumidor final, é o centro das atenções de qualquer
empresa, tudo é feito pensando nele e para atender as necessidades dele.
Pensando nisso foi desenvolvido o Diagrama de Kano, também conhecido como
Analise de Kano, é um método de desenvolvimento e melhoria de produtos que tem
como base a opinião das necessidades do cliente, sejam elas verbalizadas ou
não.
O método foi desenvolvido na década de 80 pelo
professor e consultor na área de gestão da qualidade, o japonês Noriaki Kano,
para ajudar os desenvolvedores de produtos a transformar as informações obtidas
pelas pesquisas e centrais de atendimento em melhorias reais, visando buscar
uma forma de não apenas satisfazer o cliente, mas também superar as suas
expectativas, criando assim um grande entusiasmo do cliente.
Conforme o diagrama de Kano, os quesitos de um
produto especificado pelo cliente podem ser classificados em três formas
(Esperados, Explícitos e Repentino):
- Requisitos esperados ou obrigatórios – são aqueles onde o consumidor espera encontrar no tal produto;
- Requisitos explícitos – são aqueles que o cliente demonstra, são os requisitos que o cliente diz que deseja no produto;
- Requisitos repentinos – são aqueles que o cliente não espera, algo que pode surpreendê-lo.
Mas o diagrama de Kano não deve ser discutido com
os clientes, e sim ser usado para ajudar a equipe de desenvolvimento a definir
um conceito melhor do valor. Um dos maiores exemplos utilizados para ilustrar o
benefício do diagrama é o porta-copos em automóveis, que passou de um objeto
desejado pelos clientes, a um diferencial e por fim se tornaram um item de
imprescindível e usual.
O método é amplamente utilizado em funções diversas
como características físicas e design de um produto, fatores humanos em
atendimentos, níveis de desempenhos de serviço, interface e modos de operações
e todo tipo de conceito que deva ser apresentado ao público em geral. Hoje esse
tipo de serviço é o diferencial em uma empresa e um fator de imensa
preocupação. Ele pode ser observado pelo cliente, e acaba servindo como um
fator de decisão de compra o tornando fiel a marca, as marcas que mais utilizam
esse método são as de produtos de beleza.
Pense nisto e tenha uma ótima semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário